CGE-CE promove primeira Reunião da Rede de Auditoria Interna do Poder Executivo Estadual em 2025
O evento integra as ações promovidas pela CGE em celebração ao mês dedicado à valorização da atividade de auditoria interna

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) promoveu, nesta segunda-feira (26), a 1ª Reunião de 2025 da Rede de Auditoria Interna do Poder Executivo Estadual. O encontro, realizado de forma virtual, marcou o início oficial das atividades da Rede neste ano, em um momento de valorização da atividade de auditoria, celebrado mundialmente no mês de maio.
Com o tema “IA-CM e a Auditoria Interna Moderna: Como Alinhar sua Atuação às Melhores Práticas Internacionais”, o evento contou com a palestra de Fábio Jubé, Auditor-Chefe Interno de Harmonização e Gestão Estratégica da Controladoria-Geral do Estado de Goiás. A apresentação abordou o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) como instrumento estratégico para o aprimoramento contínuo da atividade de auditoria interna, alinhado às normas internacionais e ao fortalecimento da governança no setor público.
O coordenador da Auditoria Interna da CGE, Bruno Lobo, destacou a importância do momento para o Estado. “Esta reunião representa um marco na consolidação da Rede como um espaço permanente de troca, aprendizado e fortalecimento da auditoria interna governamental no âmbito do Poder Executivo Estadual. Ao fomentar a padronização de práticas e o alinhamento com referências internacionais, avançamos na construção de uma auditoria mais estratégica, capaz de gerar valor real para a gestão pública e para a sociedade.”
O coordenador também destacou a importância da discussão do tema abordado na palestra: “Discutir o IA-CM é essencial para compreendermos onde estamos e onde podemos chegar em termos de maturidade da auditoria interna. Esse modelo nos orienta na busca por mais efetividade, integridade e foco em riscos, ao mesmo tempo em que fortalece o papel da auditoria como terceira linha do Modelo das Três Linhas.”
Participaram da reunião auditores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e representantes das Unidades de Auditoria Interna das seguintes entidades da Administração Indireta do Poder Executivo: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) e Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Lançada durante o 58º Fórum Permanente de Controle Interno, a Rede foi idealizada com o objetivo de padronizar e alinhar as práticas de auditoria interna no Estado, fortalecendo o Sistema de Controle Interno e a atuação estratégica da atividade como terceira linha do Modelo das Três Linhas, conforme a Lei Complementar nº 309/2023, promovendo o aprimoramento da gestão pública e a melhoria dos serviços entregues à sociedade.
Fonte:
CGE-CE