CGE-MT realiza palestra sobre convivência entre gerações para servidores da Saúde
Palestra abordou os desafios da convivência entre diferentes gerações no ambiente de trabalho

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) realizou, na quarta-feira (16.4), uma capacitação para os servidores da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com a palestra “Choque de Gerações: Como Convivermos Melhor no Trabalho”.
O evento contou com a participação de 45 servidores, distribuídos em duas turmas, nos períodos matutino e vespertino. A capacitação faz parte do Programa de Integridade, que busca promover uma cultura de ética, transparência e boas práticas no serviço público.
O objetivo é sensibilizar os participantes sobre os impactos dos conflitos geracionais no ambiente de trabalho e promover o fortalecimento do relacionamento interpessoal e uma convivência mais harmoniosa no serviço público.
A capacitação contou com a presença do secretário-adjunto da Corregedoria Geral da CGE, Renan Zattar, que apresentou o Programa de Integridade de Mato Grosso. Em seguida, a secretária-adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência em exercício, Aline Landini, falou sobre o papel da Ouvidoria na promoção da boa gestão e da escuta qualificada da sociedade.
Encerrando a programação, o professor de filosofia, Douglas Remonatto, trouxe uma reflexão sobre a diferença entre conflitos e confrontos. “O conflito é natural e faz parte de qualquer ambiente democrático. O que não pode haver é o confronto — a tentativa de anular o outro por pensar diferente”, explicou.
A servidora Leni Paula Flores, da Farmácia de Alto Custo, destacou a relevância do tema. “É uma capacitação extremamente importante sobre conflitos de gerações, que não se limita apenas ao ambiente corporativo. O aprendizado pode ser aplicado também na vida social e familiar, contribuindo para uma convivência mais harmônica em diferentes contextos”, avaliou.
A capacitação foi definida a partir de uma solicitação feita durante reunião técnica realizada em março entre a CGE e a Superintendência de Assistência Farmacêutica. Na ocasião, o encontro teve como foco o fortalecimento da cultura de integridade e a apresentação das macrofunções da Controladoria — Ouvidoria, Corregedoria, Auditoria e Controle. A partir desse diálogo, surgiu a demanda por uma capacitação voltada aos servidores da superintendência, com temas voltados à convivência organizacional e à melhoria do ambiente de trabalho.
Fonte:
CGE-MT