Diretoria do Conaci se reúne para estratégias e planejamento de 2025

Nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2025, a diretoria do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) se reuniu em Vitória, no Espírito Santo, para uma reunião estratégica, a fim de avaliar e planejar ações essenciais para o fortalecimento do controle interno no Brasil.

Estiveram presentes o presidente Edmar Camata, a 1ª vice-presidente Erika Lacet, o 2º vice-presidente Luís Augusto Rocha e o secretário-executivo Helmut Muniz. A reunião também contou com a participação da assessora-chefe de comunicação, Thais Venturatto, e dos coordenadores do Conaci Rafael Oliozi, Cristina Cardoso, Hugo Santiago e Camila de Oliveira.

Durante o encontro, foram avaliadas as ações do Planejamento Estratégico 2024/2025 e discutido o orçamento para 2025. Além disso, foram deliberados os seguintes temas:

Resolução sobre patrocínio: definição de diretrizes para captação e gestão de patrocínios, visando ampliar as fontes de recursos para as atividades do Conaci.

Resolução sobre Ouvidoria do Conaci: estabelecimento de procedimentos para a criação e funcionamento de uma ouvidoria interna, fortalecendo a transparência e a comunicação com os membros e a sociedade.

Edital sobre eventos de fomento aos Conecis: lançamento de edital para apoiar eventos regionais dos Conselhos Estaduais de Controle Interno (Conecis), promovendo a integração e o compartilhamento de boas práticas.

Câmaras Técnicas: criação de grupos de trabalho especializados para aprofundar temas relevantes ao controle interno e propor soluções técnicas.

Banco do Conhecimento: aprimoramento da plataforma para centralizar e disseminar informações, estudos e materiais técnicos relacionados ao controle interno.

Diagnóstico do Controle Interno e Livro: promoção do novo diagnóstico abrangindo à situação do controle interno no país e elaboração de uma publicação consolidando os resultados e recomendações.

No âmbito da comunicação, foram abordadas diversas demandas, incluindo:

Novo site: desenvolvimento de um portal mais moderno e funcional para o Conaci.

Aplicativo Conaci: melhoria e utilização do aplicativo para facilitar o acesso às informações e atividades do conselho.

Divulgação do cronograma anual de cursos e eventos: planejamento da comunicação para informar os membros e o público sobre as capacitações e eventos programados.

Orçamento da comunicação: definição dos recursos necessários para as atividades de comunicação em 2025.

Apresentação de boas-vindas: elaboração de material de acolhimento para novos membros e parceiros.

Convites a parceiros para os eventos do Conaci: estratégias para fortalecer parcerias institucionais.

As deliberações e encaminhamentos resultantes dessa reunião serão fundamentais para o aprimoramento das atividades do Conaci e para o fortalecimento do controle interno nas esferas governamentais.