CGE-MT amplia ferramentas de monitoramento e reduz alertas em 8% em outubro

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) aprimorou o sistema CGE Alerta ao disponibilizar dados atualizados e novas trilhas de monitoramento para os órgãos e entidades do Poder Executivo.

O CGE Alerta, que cruza informações de diferentes sistemas corporativos, identifica situações atípicas que requerem ações corretivas, contribuindo para a eficiência e transparência na administração pública.

Entre as novas funcionalidades implementadas em outubro, estão o Alerta de Consumo de Combustível, que monitora excessos no uso de combustível e ajuda a detectar desvios; e o Alerta de Pagamento de Juros e Multa por Atraso, que notifica sobre pagamentos com acréscimos financeiros devido a atrasos. Essas novidades fortalecem o controle e a prevenção de irregularidades.

O relatório de outubro apontou uma redução de 8% no número total de alertas em comparação ao mês anterior, somando 5.479 ocorrências. Entre as situações mais frequentes, destacam-se as diárias sem prestação de contas e férias acumuladas, que registaram diminuições de 16% e 12%, respectivamente. Em seguida, aparecem os alertas relacionados a pagamentos de juros e multas por atraso, com 350 registros, e consumo de combustível, com 340 alertas.

Além disso, alguns órgãos apresentaram reduções significativas em suas pendências, como Mato Grosso Previdência (MTPrev), Mato Grosso Saúde (MT Saúde) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

A análise do relatório fornece aos gestores uma visão detalhada dos alertas, ajudando na priorização de ações corretivas e no direcionamento dos esforços para áreas mais críticas, contribuindo para o aprimoramento contínuo da administração pública em Mato Grosso.

Fonte

CGE-MT