Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Auditores de controle interno se reúnem para compartilhar conhecimentos
Encontro foi promovido pela Subcontroladoria de Controle Interno da CGDF
Entre 31 de outubro e o dia 1º deste mês, 70 auditores participaram do Encontro de Desenvolvimento para Auditores de Controle Interno, promovido pela Subcontroladoria de Controle Interno (Subci), da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). Esse encontro, que terá outras edições, teve como objetivos disseminar conhecimentos e técnicas relacionadas à auditoria interna, promover ações de capacitação e desenvolvimento, fortalecer o compromisso contínuo, o crescimento pessoal e organizacional e fomentar uma cultura colaborativa e direcionada para a estratégia da Subcontroladoria.
“É muito importante que nossos auditores acompanhem a evolução do controle interno para que possamos estar sempre na vanguarda e entregarmos um serviço cada vez melhor para o Governo do Distrito Federal”, afirmou o controlador-geral do DF, Daniel Lima.
A subcontroladora de Controle Interno da CGDF, Graziella Brunale, ressaltou a importância do encontro. “A nossa carreira passa por uma mudança de paradigma”, declarou. “A criação de um ambiente de integração para os auditores, de troca de boas práticas e de promoção de inovação, tem como consequência direta a melhora da qualidade de nossos trabalhos e a efetiva entrega de resultados para o governo, com agregação de valor”.
Inteligência artificial
Um dos destaques do evento foi a palestra do auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Eric Hans, que abordou a experiência em inteligência artificial generativa sob o prisma do ChatTCU, mostrando usos possíveis e cases já mapeados com a ferramenta. “A inteligência artificial é importante para o trabalho do controle, pois pode ajudar muito na produtividade, na extração da informação de maneira rápida, concisa e com qualidade alta”, disse.
Os auditores Luís Paulo Carvalho e Rafael Domenici apresentaram soluções de inteligência artificial já implementadas na Subci, destacando a criação de modelos GPT para consultas a informações em normas e manuais de auditoria, incluindo as Normas Globais de Auditoria Interna do Instituto dos Auditores Internos (IIA) e o Manual de Auditoria de Obras do TCU.
Também foi apresentado o novo portal Subci, que centraliza informações e recursos para apoiar o trabalho dos auditores. Integrado às aplicações do Microsoft 365, o portal possibilita a automatização de fluxos de trabalho, facilita a colaboração e comunicação entre as equipes e permite o acesso remoto aos dados disponibilizados.
Fonte
CGDF