Alece realiza curso de Consultoria em Auditoria Interna

Por Júlio Sonsol

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Controladoria da Casa, realiza o curso de Consultoria em Auditoria Interna, com o apoio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). A iniciativa teve início nesta segunda-feira (15/07), das 8 horas às 17 horas, no Anexo II (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes), prosseguindo até terça-feira (16/07), no mesmo horário.

Conforme a controladora da Alece, Sílvia Correia, o curso está dentro da programação prevista no Programa de Educação Continuada em Governança. “A gente tem tido essa prática de uma capacitação permanente nas áreas relacionadas a governança, risco e controle. Isso tudo linkado com os projetos estratégicos do programa Alece 2030”, salienta.

No curso de Consultoria em Auditoria Interna, de acordo com Sílvia Correia, são repassados conhecimentos a partir de um modelo de capacidade da auditoria interna que está sendo implantada em todo o País. “A gente está hoje aqui com um facilitador do STJ (Superior Tribunal de Justiça), o professor universitário Diocesio Sant’anna, que já tem essa experiência implantada e que aqui está para passar as boas práticas já implantadas no no STJ, além de conteúdos e de teorias”, avalia.

Inovação

Conforme a controladora, o curso é muito importante porque a consultoria em auditoria interna é o que tem de mais inovador em termos de auditoria. “A gente deixa de ser aquela auditoria tradicional que tinha função mais de verificar conformidade, de examinar legalidade, de chegar sempre depois e o curso traz exatamente numa visão de agregar valor”, explica.

A partir desta capacitação dos servidores em consultoria, é prevista melhoria de processos e, consequentemente, melhores resultados. “Isso é hoje um papel muito forte e revolucionário dentro dos órgãos de auditoria interna”, define Sílvia.

Abertura do curso foi nesta segunda-feira (15/07), no Anexo II da Alece – Foto: Junior Pio

Além dos servidores da Controladoria da Alece, também participam do curso o pessoal de 14 órgãos estratégicos da Assembleia Legislativa que têm assento no Comitê de Gestão Estratégica (Coge) e que coordenam aqueles comitês técnicos setoriais. “Temos aqui 30 participantes, sendo 12 servidores da Controladoria e 18 que integram os 14 órgãos que compõem o Coge”, aponta.

Soluções para processos

O curso é ministrado pelo professor universitário Diocesio Sant’anna, pós-graduado em Auditoria do Setor Público pelo Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU) e executivo de auditoria do STJ. Ele salienta que a consultoria é uma atividade da auditoria, que tem como objetivo encontrar soluções para os processos.

“É uma forma de aprimorar os processos da organização. Então, consultoria é um trabalho feito pela auditoria em parceria com a gestão. Nosso objetivo aqui é repassar metodologia e a forma para que a Assembleia Legislativa possa efetuar efetivamente trabalhos de consultoria. A ideia é repassar tanto para os auditores como também para os gestores como funciona essa atividade de auditoria interna”, revela.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, considera que este é um curso muito importante porque está dentro da perspectiva do Coge e do programa Alece 2030. Vale salientar, de acordo com ela, que a Escola Superior, além de dar apoio aos cursos que vão acompanhar o desenvolvimento do programa, também auxilia o Alece 2030 para que atinja as metas que foram construídas, para que a Assembleia Legislativa chegue em 2030 de forma organizada e atingindo todas as metas propostas.

“A Unipace também participa e precisa entender quais são as metas que a gente trabalha, com capital humano e formação continuada”, acentua.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/