Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Com case premiado da Polícia Federal, CGE-SC aborda potencial da Ouvidoria como instrumento de gestão
O potencial da área de Ouvidoria como instrumento para aperfeiçoar os serviços públicos foi destaque da 8ª Roda de Ouvidoria, promovida pela Controladoria-Geral do Estado de SC na última quarta-feira, 10 de abril. A edição on-line contou com a participação de mais de 90 servidores, a maioria integrantes da rede de ouvidores do Executivo estadual.
Para falar sobre o tema, a CGE convidou a delegada Marianne Pires Ewerton, ex-ouvidora da Polícia Federal e atual coordenadora de Diálogo Cidadão do órgão. Ela apresentou o case “A Ouvidoria como instrumento de gestão da Polícia Federal”, premiado no V Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias.
A delegada detalhou a metodologia desenvolvida pela PF para transformar os dados das manifestações em subsídios aos gestores. Para Ewerton, ao investir no foco gerencial, a Ouvidoria deixa de ser uma mera repassadora de pedidos para se transformar numa promotora dos direitos dos usuários de serviços públicos.
A controladora-geral adjunta, Simone de Souza Becker, falou das ações iniciadas pela CGE para a construção de uma ouvidoria capaz de oferecer informações relevantes aos gestores. No momento, em parceria com os órgãos e entidades do Executivo, a Ouvidoria-Geral está promovendo a recategorização dos assuntos para classificação das manifestações.
“O Detran foi o primeiro a concluir a recategorização, projeto que está em curso atualmente na Secretaria da Educação e na Polícia Científica. É uma etapa inicial no sentido de promovermos a melhoria da qualidade do serviço público a partir da manifestação do cidadão à Ouvidoria”, afirma Becker.
A controladora também ressaltou a necessidade de um novo sistema para a gestão das manifestações de ouvidoria. Segundo Becker, o projeto é prioridade para a CGE. Segundo o Ouvidor-Geral Flávio Silvino, um novo sistema é necessário para transformar os dados de ouvidoria em informação gerencial. “A Ouvidoria é a porta-voz do cidadão. Ela tem o poder de catalisar melhorias das entregas do Governo à sociedade”, destacou.
Fonte:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br