Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Secretário de Transparência e Controle é eleito membro do Conselho Fiscal do Conaci
O secretário de Estado de Transparência e Controle (STC), Raul Cancian Mochel, foi eleito membro do Conselho Fiscal do Conaci, na última sexta-feira (24). A escolha ocorreu durante a 48ª Reunião Técnica, realizada em João Pessoa/PB.
A nova diretoria do Conselho terá como presidente o controlador do Estado da Paraíba, Letácio Tenório; e como membros do conselho, Nair Mota, controladora do Amapá; Denis Prates, controlador de Vitória; Maria Christina Machado, controladora de Fortaleza; além do secretário da STC.
“Agradeço imensamente a confiança em mim depositada pelos meus pares. Essa escolha reforça o bom trabalho que vem sendo feito à frente da STC, colocando o Estado do Maranhão em destaque nos assuntos relacionados ao controle interno. Cumprirei essa missão com muita responsabilidade, sempre com o objetivo de colaborar com os colegas e ajudá-los a melhorar ainda mais as entregas feitas pelo Conaci”, afirmou Mochel.
O Conselho Fiscal tem a competência de examinar a prestação de contas da presidência, bem como os demonstrativos contábeis e financeiros, elaborando parecer para a apreciação dos membros do Conaci. Além de verificar a regularidade dos balanços, dos relatórios financeiros e da prestação de contas do Conselho, também acompanha a gestão financeira e patrimonial, fiscaliza a execução orçamentária e emite parecer sobre matéria de natureza contábil e financeira que lhe seja solicitado pelo presidente.
O Conselho
Responsável por criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas, o Conaci visa discutir, trocar experiências e proporcionar a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.
Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse de seus membros e a coordenação e desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.
O Conaci se reúne 4 vezes por ano, normalmente nos meses de março, junho, setembro e novembro, sendo a 3ª reunião anual concomitante com o Encontro Nacional de Controle Interno. As próximas reuniões técnicas acontecerão em 2024, nas cidades de Vila Velha/ES, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE e Florianópolis/SC.
Fonte:
STC/MA