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Ouvidores do Estado de MT relatam desafios e realizações da atividade
Profissional é elo entre o cidadão e o poder público
O ouvidor representa a voz da população dentro da administração pública. Tarefa desafiadora, mas gratificante, conforme relatam os profissionais da Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso nesta matéria alusiva ao Dia Nacional do Ouvidor (16.03). Atualmente, 95 servidores atuam na Rede de Ouvidorias do Estado, composta por 38 ouvidorias setoriais e especializadas distribuídas nos órgãos e nas entidades estaduais.
O funcionamento é em rede porque os ouvidores utilizam sistema eletrônico único para registro, trâmite e resposta das manifestações e seguem diretrizes comuns estabelecidas pela CGE-MT. Os ouvidores são acionados por site, aplicativos, telefones, e-mails ou por atendimentos presenciais.
Para o ouvidor da Junta Comercial do Estado (Jucemat), Marcos Paulo Silva Oliveira, um dos desafios é sempre estar atualizado à legislação, aos procedimentos e à tecnologia utilizada no registro de empresas a fim de auxiliar, de forma rápida e precisa, o usuário quando demandado. “A maior realização é conseguir contribuir para que o cidadão do Estado consiga empreeender de uma maneira mais ágil, menos burocrática, já que isso contribui para o desenvolvimento do Estado”.
A ouvidora da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Maciara Pedroso, tem seu trabalho praticamente focado em servidores e seus familiares. Ela é conhecida por ir pessoalmente aos setores do órgão para obter as informações ou dar andamento às solicitações recebidas. “Me sinto com o dever cumprido e muito grata quando posso auxiliar um colega ou um cidadão a resolver uma demanda, por menor que seja”, observa.
Compartilham do mesmo sentimento os ouvidores de Polícia, Lucio Andrade Hilário Nascimento, e da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Marize Carvalho da Silva Oliveira. “O maior desafio é fazer a interlocução entre o cidadão e o órgão o qual representamos, no meu caso, as forças de segurança. O sentimento de realização é sempre quando conseguimos dar o feedback ao cidadão sobre a demanda que ele nos reporta”, pontua Lucio.
Importância inquestionável
Para a secretária-adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Karen Oldoni, o ouvidor é um profissional fundamental para o bom funcionamento da sociedade. “Está encarregado de receber e encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços públicos prestados pelo Estado. Ele atua como um mediador entre a sociedade e os órgãos públicos, buscando solucionar conflitos e garantir a efetividade dos direitos dos cidadãos”.
Mas a atuação do ouvidor vai além de receber e encaminhar as manifestações do cidadão para o setor responsável. Ele trabalha também na avaliação e implementação das políticas públicas e, por consequência, no processo de melhoria da gestão. “O ouvidor também atua de forma proativa, identificando problemas e propondo soluções para melhorar a qualidade dos serviços públicos e a transparência das informações”, acrescenta a adjunta da CGE-MT.
Saiba mais sobre a Ouvidoria do Estado em: www.ouvidoria.mt.gov.br.
Fonte:
CGE-MT