CGE Tocantins divulga resultado do Prêmio Ouvidoria Destaque 2021-2022

A premiação das unidades de ouvidoria vencedoras acontece na 1ª primeira quinzena de dezembro, durante a programação da II Semana da Controladoria

A Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) divulga o resultado final do Prêmio Ouvidoria Destaque 2021-2022. São vencedoras as ouvidorias setoriais da Secretaria da Fazenda (Sefaz), em 1º lugar; da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), em 2º lugar; e da Secretaria da Saúde (SES), em 3º lugar.

O resultado foi publicado nesta quarta-feira, 16, no site do órgão, por meio do link https://central.to.gov.br/download/308867. A colocação dos demais participantes está listada no mesmo endereço. Quanto à premiação será realizada na 1ª primeira quinzena de dezembro, como parte da programação da II Semana da Controladoria.

As vencedoras foram selecionadas após análise da Comissão Avaliadora do prêmio, que verificou itens como plano de ação da unidade de ouvidoria; atualização da Carta de Serviços; curso de certificação em ouvidoria; relatórios de gestão e a seção dedicada à ouvidoria no site das respectivas pastas.

O prêmio é uma iniciativa realizada por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-TO), unidade da CGE-TO e tem o objetivo de estimular, reconhecer e premiar as ouvidorias setoriais que se destacaram pelas boas práticas desenvolvidas. Participaram unidades que compõem o Sistema de Ouvidoria (Se-OUV) do Poder Executivo Estadual.

Reconhecimento

A ouvidora-geral do Estado, Josefa de Oliveira Machado (Graça), reforça que a realização do prêmio é importante para dar mais visibilidade ao serviço de ouvidoria. “O objetivo é que as ouvidorias possam ser conhecidas e compartilhadas com a sociedade e demais órgãos de governo. Dessa forma, também podemos melhorar o desempenho institucional na prestação do serviço de escuta à cidadã e ao cidadão tocantinense”, explica.

O secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, ressalta que a ouvidoria é um setor essencial na construção da democracia participativa. “O controle social e a participação da população nas decisões de governo passam pela atividade desempenhada pela ouvidoria no seu papel de escuta, portanto, é uma unidade de extrema importância que atua para fixar direitos e contribuir com a efetivação da cidadania”, conclui.

Para a ouvidora da Sefaz, Gláucia Pereira Braga, a compreensão sobre o real papel da ouvidoria é um dos principais benefícios do Prêmio. “Essa conquista só foi possível graças ao engajamento e ao trabalho em equipe de todos os membros da nossa unidade. Ficamos muito satisfeitos com o resultado que está trazendo uma repercussão muito positiva dentro do nosso órgão, facilitando ainda mais o nosso acesso às informações públicas”, comemora.

Fonte:

CGE-TO