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Órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual participam de oficina sobre elaboração da Carta de Serviços ao Usuário dos Serviços Públicos
As atividades foram realizadas pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa da CGE-TO, responsável pelas demandas relativas à Carta
Representantes de oito órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual participaram da terceira oficina para elaboração da Carta de Serviços ao Usuário dos Serviços Públicos, na última terça-feira, 17, no auditório da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO).
O evento do Governo do Tocantins, por meio da CGE-TO, foi realizado pela Ouvidoria-Geral, unidade administrativa da CGE-TO e responsável pelas demandas relativas à Carta.
Na abertura da capacitação, o secretário-chefe da CGE-TO, Senivan Almeida de Arruda, destacou a importância de se difundir as informações sobre os serviços prestados pelo Governo. “É essencial que a sociedade saiba que a gestão estadual tem serviços disponíveis. Por isso, estamos trabalhando junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para aprimorarmos nosso Portal de Serviços, unificando todas as informações em um só local e facilitando o acesso do usuário e da usuária”, reforçou.
Temas
Por meio de conteúdos práticos e teóricos, a oficina trouxe temas como marcos regulatórios da Carta de Serviços; objetivos; tipos de serviços a serem mapeados e as etapas para elaboração do documento.
“Precisamos mapear os serviços de forma clara, fazendo o exercício de nos colocarmos no lugar dos(as) usuário(as) que procuram um órgão ou entidade para acessar um determinado serviço. Por isso, esse momento de diálogo e troca de experiências proporcionados pela oficina devem contribuir para a construção de uma Carta com fácil linguagem, informações simples e que de fato seja um instrumento útil para acessar os serviços públicos”, pontuou a ouvidora-geral do Estado, Arely Soares Carvalho Telles, que contou com a colaboração da assessora técnica, Lucimária Alves Ferreira, para o desenvolvimento das atividades no auditório.
Contribuição
O diretor de Obras da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Tayro Ramón, observou que a Carta de Serviços vai facilitar a comunicação. “Como oferecemos serviços de saneamento e abastecimento de água em 45 municípios tocantinenses, a interlocução da ATS com os usuários e as usuárias é constante. Dessa forma, a Carta vai somar e muito nesse processo de divulgação de serviços e orientações aos nossos clientes”, comentou.
Também participaram membros dos comitês intersetoriais da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); das agências de Defesa Agropecuária (Adapec) e de Tecnologia da Informação (ATI); e das secretarias da Comunicação (Secom); do Planejamento e Orçamento (Seplan); do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas); e da Segurança Pública (SSP).
Nas duas primeiras oficinas realizadas foram capacitados representantes de 13 pastas. Novas capacitações serão promovidas à medida que os órgãos e as entidades constituam os respectivos comitês.
Fonte:
DRT 590/TO