Ouvidoria Geral de Fortaleza debate os desafios para a área durante encontro com as setoriais

Durante o encontro foi debatido o desafio de redução do tempo de resposta ao cidadão, que está atualmente em 12 dias

 

A Ouvidoria Geral de Fortaleza reforça a importância do serviço entre as ouvidorias setoriais do Município. O encontro que reuniu 57 representantes de secretarias e órgãos da administração, aconteceu nesta quinta-feira (10/02), em formato virtual, destacando as 28.310 manifestações registradas no ano de 2021, o que gerou um aumento de 1.103,7%, quando comparado ao ano anterior, com 2.565 registros. Na ocasião foram debatidas questões relacionadas a plataforma de ouvidoria digital e a campanha de divulgação da plataforma ‘online’, com afixação de cartazes em escolas, postos de saúde e demais equipamentos públicos da gestão.

A ouvidora geral de Fortaleza, Lilian Fontele, destacou a importância da divulgação do serviço. “Estamos em campanha, com afixação de cartazes, divulgando o QR code para a plataforma do sistema de ouvidoria digital. Essa ação, está sendo reforçada com as setoriais, visando proporcionar mais um canal de comunicação da gestão com cidadão, além dos que já estão implantados como email e telefone”, informou Lilian.

Durante o encontro também foi debatido o desafio de redução do tempo de resposta ao cidadão, que está atualmente em 12 dias, ficando abaixo do que é preconizado pela lei, sendo de 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 15. Entre os assuntos debatidos, esteve em pauta o papel da ouvidoria como órgão propositivo de políticas públicas para administração municipal.

A analista de planejamento da Ouvidoria, Claudia Barcelos, reforçou o desafio para redução do tempo de resposta ao cidadão. “É importante continuar atendendo às manifestações dentro do prazo e disponibilizamos o nosso apoio para reduzir ainda mais esse tempo. Essa questão é um dos desafios para esse ano”, informou Cláudia.

Para as manifestações direcionadas à Ouvidoria, o cidadão pode encaminhar sua sugestão, elogio, reclamação ou denúncia acessando o Sistema de Ouvidoria Digital através do link (ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br/portal). O serviço também disponibiliza outros canais de acesso, como pelo e-mail ouvidoriageral.cgm@cgm.fortaleza.ce.gov.br, ou através do número (85) 98814 4478. Caso o cidadão deseje fazer sua manifestação pessoalmente, basta procurar a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, localizada na avenida Dom Luis, nº 807 – bairro Aldeota, 11º andar.

 

Fonte:

CGM-Fortaleza