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SCGE presente ao IV Fórum Nacional de Transferências da União
O IV Fórum Nacional de Transferências da União, que acontece esta semana em Brasília, conta com a participação de duas servidoras da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). De hoje até a próxima quinta-feira, a diretora de Convênios e Regularidade, Thaís Oliveira, e a coordenadora de Informações de Convênios de Receita, Ana Catarina Machado, estão debatendo sobre as inovações empreendidas, experiências e boas práticas relativas ao tema, com o intuito de promover o fortalecimento da governança, da gestão e do controle.
Promovido pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a atividade é voltada para gestores, servidores, colaboradores e membros de órgãos e entidades públicas e privadas, entidades municipalistas e demais interessados no tema. Para os três dias de programação, foram organizados 82 painéis voltados para melhor qualificação dos participantes. Serão discutidos tema como a Importância da Plataforma +Brasil para o Pacto Federativo, Arranjo institucional na governança de investimentos públicos, Gestão de recursos federais em infraestrutura – visão do controle, Governança nas Transferências da União, Responsabilidade em Processo de Tomada de Contas Especial, entre outros.
De acordo com Thaís Oliveira, estar presente em capacitações como essa é importante para que o trabalho desenvolvido pela SCGE seja ainda mais eficiente. “Com nosso conhecimento ainda mais atualizado é possível desempenhar nossas atividades com mais foco e qualidade. Além disso, as informações que recebemos durante o fórum serão repassadas aos demais servidores da Controladoria e aos gestores públicos que precisam de orientações sobre as transferências da União”, pontuou.
REUNIÃO – Ainda em Brasília, as servidoras participaram, na última segunda-feira (2), da 17º Reunião do Comitê Gestor da Rede +Brasil, um grupo de governança colaborativa para o desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos processos de gestão das transferências por meio da Plataforma +BRASIL, antigo Siconv. Juntamente aos demais integrantes do Comitê, elas debateram sobre temas relacionados à plataforma, como a sua nacionalização, alterações normativas, transferência fundo a fundo, cases de fortalecimento da própria Rede, além de outros tópicos relacionados. “Esse é um encontro técnico, que normalmente acontece uma vez ao mês, onde os coordenadores do comitê deliberam sobre assuntos internos. Esse mês coincidiu de preceder o fórum, então é uma oportunidade excelente também para nos atualizarmos sobre nosso trabalho”, explicou Thaís.
NOVO SISTEMA – A Plataforma +Brasil é um sistema informatizado que reúne em um só local as diferentes modalidades das transferências de recursos federais para estados, municípios e organizações da sociedade civil. Por meio dela, é possível acompanhar a execução de obras e a aplicação dos recursos de forma integrada e segura. Podem fazer parte da Rede +BRASIL órgãos e entidades da administração direta ou indireta, da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028