Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ceará:CGM realiza 2ª Reunião da Rede de Controle Interno. Gestão de Riscos e Governança, no Paço Municipal
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), promoveu na tarde desta quinta-feira (25), no auditório do Paço Municipal, a 2ª Reunião de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança. O encontro teve como tema “Corregedoria” e a palestra principal foi proferida pelo auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Medeiros, responsável pelo setor de Corregedoria da CGU no estado do Ceará.
Dentre os assuntos abordados na reunião estão: o Decreto nº. 14391, de 29 de março de 2019, que regulamenta as atribuições da Corregedoria Geral do Município de Fortaleza, publicado no dia 4 de abril, no Diário Oficial do Município (DOM). O Decreto é considerado um marco para a Corregedoria Geral do Município e nasceu da necessidade de regulamentação das atribuições do Órgão, visando fortalecer a unidade de correição, explicitando sua finalidade e atribuições. O tema foi explanado pela Corregedora Geral do Município, Sofia Laprovitera que apresentou também uma cartilha com o passo a passo do processo de sindicância.
Outra ação relevante apresentada durante o encontro foi a adesão da Prefeitura Municípal de Fortaleza ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (Procor). No último dia 15 de abril, a secretária-chefe da CGM, Luciana Lobo, esteve reunida, em Brasília, com o corregedor-geral da União, Gilberto Waller Junior, para a assinatura do termo. O Procor, instituído pela Portaria nº 1.000/2019, busca aprimorar, fomentar e fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar e auxiliar os órgãos e as entidades da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na execução de suas atividades correcionais.
Por fim, o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Medeiros, responsável pelo setor de Corregedoria da CGU no estado do Ceará, proferiu palestra sobre o tema Corregedoria, enfatizando a importância do trabalho dos corregedores e a relevância das ações para o fortalecimento da correição no âmbito federal, estadual e municipal.
Rede de Controle Interno
Lançada no último dia 20 de março, a Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança têm como objetivo disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade.
Além disso, a Rede tem como finalidade desenvolver treinamentos visando à capacitação dos pontos focais (servidores de cada órgão que compõe a Rede) e o aprimoramento da articulação interinstitucional entre os órgãos da Prefeitura Municipal de Fortaleza.
A ideia da rede é realizar ações contínuas, portanto, as reuniões acontecem mensalmente, com data, local e horário definidos previamente pela coordenação executiva. As informações são enviadas por meio de comunicação oficial aos órgãos e entidades da Prefeitura de Fortaleza.
CARTILHA VIRTUAL CGM 1920x1080px PMF
Fonte:
Assessoria de Comunicação da CGM- Fortaleza
Karla Camila
85-3465-2184/85-988174743
Email: karla.sousa@fortaleza.ce.gov.br
Instagram: @cgmfortaleza/ Facebook:cgmfortaleza