Ceará: Plataforma Ceará Transparente é entregue para uso dos cidadãos

O sistema Ceará Transparente foi disponibilizado, na última quarta-feira (18), para uso dos cidadãos. A nova plataforma reúne os Sistemas de Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação do Estado e disponibiliza serviços de participação popular e consulta pública. A ferramenta pode ser encontrada nas páginas institucionais das secretarias e órgão estaduais, e no endereço www.cearatransparente.ce.gov.br.

O Ceará Transparente permite que cidadãos de todo o Estado registrem manifestações, como reclamações, denúncias ou elogios à Ouvidoria; possam acessar informações sobre serviços como saúde, educação e gastos públicos; além de solicitar dados que não constem disponíveis na plataforma, por meio da ferramenta de Acesso à Informação.

Participação cidadã

Desde o início do processo de desenvolvimento do projeto, o cidadão e suas necessidades foram colocados como ponto chave do novo sistema, não à toa que foram os próprios cidadãos que testaram e sugeriram melhorias na ferramenta. A participação do público permitiu entender quem são as pessoas que utilizam os serviços de atendimento público e quais são as informações que buscam. Por isso, entre as iniciativas do projeto, as demonstrações públicas estiveram entre as práticas mais frequentes. Foram três demonstrações: uma no Cariri, em Juazeiro do Norte, outra no Vapt Vupt do Antônio Bezerra e uma no Instituto dos Cegos, ambos em Fortaleza. Ao final de cada acesso, uma pesquisa de satisfação era aplicada para avaliar o desempenho das ferramentas utilizadas.

Reconhecimento

O sistema Ceará Transparente recebeu em março deste ano, o prêmio iF Design Award 2018, na categoria Design de Serviços/UX para Governos e Instituições. O projeto foi o único brasileiro premiado na categoria. Organizado anualmente desde 1953, o iF Design Award é o maior prêmio de design do mundo. Na edição deste ano, cerca de 6.400 projetos foram inscritos, de 54 países.

O Ceará Transparente foi escolhido como projeto vencedor por um júri composto por 63 especialistas de todo o mundo. O destaque se deu pela utilização de metodologias de design para, desde o início, colocar o cidadão no centro do processo de desenvolvimento do sistema, cujo objetivo é facilitar o diálogo entre a sociedade e o Estado.

 

Informações para a imprensa: 

Assessoria de Comunicação da CGE-CE

Telefone: (85) 3101-3474

E-mail: comunicacao@cge.ce.gov.br

Site: www.cge.ce.gov.br

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (51) 98195-1911