Mato Grosso: CGE comemora Dia do Ouvidor com palestra sobre felicidade no trabalho

A ciência da felicidade aplicada ao trabalho foi tema de palestra promovida pela Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE) em comemoração ao Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.

A ideia foi trazer aos ouvidores estaduais referências de como ser feliz no trabalho mesmo diante de eventuais adversidades no exercício da função de intermediar a comunicação entre a administração pública e o cidadão. “Os ouvidores desenvolvem um trabalho emocionalmente desgastante, pois lidam o dia inteiro com situações pontuais que afetam a vida das pessoas. A palestra visou motivá-los nessa missão”, salientou a  superintendente de Ouvidoria da CGE, Aline Landini.

Na oportunidade, a psicóloga e coach Bruna Luise Sant´Ana, servidora da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), explanou sobre os estudos da psicologia positiva. Esta teoria foca nas potencialidades, motivações e qualidades das pessoas para fomentar a felicidade, o bem-estar e a performance, ao contrário da psicologia tradicional, que foca nos problemas e fragilidades.

Nesse contexto, a palestrante instigou os ouvidores a pensarem em momentos nos quais se sentiram realizados e em seus melhores desempenhos no trabalho. “O que você fez de bom?”, questionou a psicóloga.

A servidora Rosângela Pereira Rodrigues, da Ouvidoria da Polícia Judiciária Civil, lembrou das qualificações que já fez para aprender a lidar com pessoas. Também se recordou de quando a Ouvidoria localizou uma mãe que estava desaparecida há anos dos filhos.

O ouvidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Concélio Ribeiro, mencionou a perseverança como fator positivo em sua atuação profissional. Persistência em buscar junto aos setores técnicos da Sema as respostas para as demandas do cidadão, bem como procurar atender o mais rápido possível.

A psicóloga mencionou uma pesquisa a qual constatou que para cada 25% de estresse, ansiedade e irritação vivenciados, é preciso gerar 75% de emoções positivas, como alegria, serenidade, motivação, entusiasmo, gratidão e amor, para potencializar o bem-estar e a produtividade.

Teorias ligadas à psicologia positiva afirmam que a felicidade está baseada em três fatores: genética (50%), circunstâncias de vida (10%) e atividades intencionais (40%). “Ou seja, a ciência já comprovou que 40% da felicidade é responsabilidade de cada um”, comentou a palestrante.

Nesse esforço voluntário, a felicidade deve ser cultivada diariamente. Para tanto, é preciso conhecer e aplicar as forças pessoais ligadas à sabedoria, coragem, humanidade, justiça, temperança e transcendência, assim como desenvolver habilidades como o otimismo.

“O otimismo afeta o nosso estado mental de tal forma que melhora o nosso desempenho. Quem não tem essa habilidade, pode desenvolvê-la sim, mediante a descoberta de novas formas de pensar”, comentou a palestrante.

O secretário-adjunto de Ouvidoria Geral e Inteligência da CGE, Christian Pizzatto de Moura, destacou o empenho da Rede de Ouvidores do Governo de Mato Grosso em atender com rapidez e resolutividade as demandas da população. “Temos alcançado bons números e conseguido resolver grandes problema do cidadão. Vamos seguir neste caminho, sobretudo porque a Lei Federal nº 13.460/2017, que fixa normas para participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos, está prestes a ser regulamentada no Estado”, disse.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209

Site: www.controladoria.mt.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402