São Paulo: Grupo de Trabalho sobre Dados Abertos apresenta cases de sucesso e discute dúvidas sobre mapeamento de dados

O Grupo de Trabalho Dados Abertos, que tem por objetivo discutir soluções para disponibilização de informações públicas na internet, reuniu cerca de 30 representantes de diferentes órgãos do Estado na última sexta, 9 de março, para apresentação de cases de sucesso e discussão de dúvidas.

Formado dentro do Conselho de Transparência, o Grupo de Trabalho se reúne desde o ano passado tendo à frente integrantes da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), a quem cabe, desde 2017 – conforme o Decreto nº 62.599 / 2017 – o gerenciamento e a orientação do uso do portal Governo Aberto SP (www.governoaberto.sp.gov.br). O portal conta hoje com 463 conjuntos de dados catalogados, sendo 113 disponíveis para download; o objetivo dos encontros do grupo é dar apoio aos órgãos estaduais para que esse número possa ser ampliado e os dados utilizados pela sociedade.

O encontro foi realizado no MobiLab, espaço de coworking da prefeitura de São Paulo. Três cases foram apresentados: o primeiro, da Infosiga (Secretaria de Governo), cujos dados dão subsídios a ações da Artesp e Polícia Rodoviária Estadual; da Secretaria Estadual da Educação, que oferece diversos serviços de integração com seus sistemas, como o cadastro de alunos e consulta pública de concluintes; e da Secretaria da Fazenda, que inclusive planeja um hackaton de compras eletrônicas.

Ao final os participantes se reuniram em grupos e discutiram a seguinte questão: quais são as dificuldades de meu órgão para o mapeamento de conjunto de dados e sua inserção no catálogo do Governo Aberto? O tema deu ensejo a diversas dúvidas e discussões, o que levou à troca de sugestões sobre formas de superar as dificuldades.

Estiveram presentes, entre outros, representantes da Secretaria de Administração Penitenciaria, Tribunal de Contas do Estado, Secretaria de Governo, Metrô e Centro Paula Souza. A reunião foi coordenada por Andrea Mustafa Moyses e Helena Pchevuzinske, da Ouvidoria Geral do Estado, e Ricardo Kadouaki, da Fundação Seade.

O trabalho da Ouvidoria

A OGE dá apoio e orientação aos responsáveis pelo cadastramento de informações, incluindo levantamento dos sistemas e conjuntos de dados disponibilizados nos sites dos órgãos do Governo do Estado para a devida catalogação e disponibilização para download pela internet. Também realiza a manutenção de bases, atualização de notícias e confecção de relatórios de desempenho mensais do número de acessos ao portal, aos conjuntos de dados e evolução de conjuntos de dados para download.

Mais informações para a imprensa:

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E-mail: renatamartinho@sp.gov.br

Telefone: (11) 2089-8295

Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br

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Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

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