Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
São Paulo: Estado sedia seminário sobre gestão de riscos e controle interno com Banco Mundial
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes no seminário “Gestão de riscos e controle interno como instrumento de governança”, realizado na manhã de quinta-feira, 30 de novembro, no auditório da Secretaria dos direitos da Pessoa com Deficiência, no Memorial da América Latina. O evento foi organizado pelo Conaci, Banco Mundial, Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo e Controladoria Geral do Município de São Paulo.
Realizado no Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Seminário contou, na mesa de abertura, com o presidente do Conaci, Roberto Amoras; Susana Amaral, especialista sênior em economia do Banco Mundial; o diretor nacional de Auditorias Internas da República do Equador, Jose Luis Garcia Lastra; o ouvidor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro; o controlador geral do município de São Paulo, Guilherme Mendes; Daniel Caldeira, representando a Controladoria Geral da União (CGU); Paulo Massaro Sugiura, representando Sidney Estanislau Beraldo, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da Associação Paulista de Fundações; Anderson Pomini, secretário de Justiça do município de São Paulo, representando o prefeito, João Doria; e, representando o governador do Estado, Geraldo Alckmin, esteve presente a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella.
Para Roberto Amoras, “o grande objetivo do controle interno é mostrar que ele se dá em todas as instâncias, e por meio de cada servidor público”. “Todos sabem da importância de São Paulo para o Brasil em se tratando de boas práticas, e por isso ressaltamos a relevância desse evento hoje”, afirmou. Representando o Banco Mundial, Susana Amaral reforçou a importância da confiabilidade. “O controle interno é o grande alavancador de resultados e políticas públicas, mas ele tem um papel muito maior: o de assegurar que a confiança da população seja restabelecida”, disse. Já o ouvidor geral do Estado de São Paulo lembrou as ações do Conaci, como os eventos nacionais, publicações e eventos internacionais, e agradeceu a parceria da Controladoria Geral do Município. “Precisamos dessa transformação que mostra que o controle interno é essencial a gestão pública. O momento de crise que estamos vivendo está clamando por mais integridade e melhor aproveitamento dos recursos públicos”, afirmou Gustavo Ungaro.
O evento contou com as palestras “O controle interno como instrumento alavancador de resultados – uma visão do Banco Mundial”, por Susana Amaral; “A importância da gestão de riscos para a melhoria da governança”, por Rodrigo Dutra, gerente de auditoria da Diretoria de Auditoria Geral de Santa Catarina; “Impactos estratégicos da auditoria interna para a gestão”, com Liane Angoti, chefe da Assessoria de Harmonização Central do Distrito Federal; e “Gestão de Riscos e Governança – estudo de caso”, com Paulo Fagundes Oliveira Filho, do Departamento de Controle e Avaliação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da OGE-SP
E-mail: renatamartinho@sp.gov.br
Telefone: (11) 2089-8295
Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (21) 97500-4402