Santa Catarina: Estado aprimora o controle da folha de pagamento dos servidores

A folha de pagamento dos servidores do Governo do Estado de Santa Catarina custa anualmente cerca de R$ 12,3 bilhões aos cofres públicos. Eles atuam em estruturas distribuídas nas mais diversas realidades, como por exemplo nas áreas da saúde, educação, segurança pública e assistência social. Juntos eles formam o corpo que move o Poder Executivo na missão de servir a sociedade catarinense. Gerenciar toda essa estrutura de recursos humanos é um trabalho enorme, que precisa ser dividido entre gestores diferentes para que a Administração Pública possa avançar.

Nesse sentido, equipe de auditores internos do Poder Executivo organiza, em parceria com a Fundação Escola de Governo ENA, uma capacitação para os servidores que trabalham na unidade de controle interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Para otimizar os gastos da folha e evitar erros e pagamentos indevidos, eles passam a utilizar o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) como ferramenta de trabalho.

“Os servidores das unidades de controle interno passarão a utilizar as informações disponíveis no SIGRH nas suas atividades de controle na área de pessoal e monitoramento da folha de pagamento”, explica o Auditor Interno Clóvis Coelho Machado, que atua na gerência de Auditoria de Pessoal da Secretaria de Estado da Fazenda. Como consequência, as atividades de controle na área de pessoal serão muito mais eficientes e eficazes.

Machado faz parte da equipe coordenada pelo auditor interno Sérgio Augusto Michalczuk e que conta também com a participação do auditor interno Maurício Martins Arjona e do administrador Wladimir Dalfovo. Juntos, eles realizaram a primeira etapa da capacitação, que ocorreu no dia 27 de novembro. Participaram deste encontro representantes das secretarias de Educação, de Justiça e Cidadania, do Planejamento, do Turismo, Cultura e Esporte, de Articulação Nacional e do Instituto de Metrologia de Santa Catarina.

“O evento foi realizado com sucesso, acreditamos que o nosso objetivo de transmitir aos participantes as informações e orientações necessárias para que, doravante, possam utilizar o SIGRH em suas atividades de controle, foi alcançado”, avalia Machado. Ao longo do exercício de 2018 outras novas etapas estão previstas, até que a totalidade dos servidores que atuam nas unidades de controle interno no Poder Executivo estadual seja atingida.

Informações para a imprensa:

Sindiauditoria

Texto: Jaercio Bento

E-mail: assessoria@sindiauditoria.org.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

aneramaldes@gmail.com

(21) 98500-4402