Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Conaci e Banco Mundial realizam primeira reunião com representantes de controle interno da América Latina
Membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) que participam na Cidade do México do Fórum CReCER 2017 reuniram-se na manhã desta quinta-feira, dia 8 de junho, com representantes do Banco Mundial e de países da América Latina. Na ocasião, foi acatada a proposta do Conaci de constituir uma organização que reúna todas as instituições responsáveis pela auditoria e controle interno governamental.
O objetivo da iniciativa é promover o conhecimento e o compartilhamento de boas práticas, a uniformização de conceitos e a formulação de políticas e regulações para melhor atuação dos seus membros, que concorrerão para o fortalecimento e, consequentemente, aperfeiçoamento da gestão pública na América Latina, com mais transparência, probidade e com resultados efetivos em favor da população da Região.
Ficou definido ainda, na pioneira reunião, dentre outras, que o Conaci será responsável pela elaboração de proposta para discussão e aprovação do Estatuto e do Regimento Interno da futura e importante organização, assim como pelo escopo de seus propósitos, com meta de ser formalizada ainda no ano 2017, provavelmente em evento internacional na Argentina, promovido pela FLAI-Fundação Latina-Americana de Auditores Internos, em outubro, ou durante a Reunião Técnica do Conaci, em Maceió-AL, em novembro.
Segundo o presidente do Conaci, Roberto Amoras, a instituição iniciou, a partir de 2016, sua inserção internacional em discussões e formulações de regulações, para conhecimento e aprendizagem de boas práticas em auditoria e controle interno, participando ativamente em eventos internacionais na Áustria, Croácia, Bulgária e Hungria, sobretudo promovidas pelo PEMPAL, instituição que funciona junto ao Leste Europeu com semelhança de objetivos a que se pretende criar para a América Latina.
“Agora, o firme e consciente passo que nosso Conselho se credencia a dar é fruto de seu processo de fortalecimento, credibilidade e respeito institucional, junto aos seus membros filiados, à sociedade brasileira e a organismos internacionais, como o Banco Mundial. Registro o apoio e a confiança fundamentais de todos os nossos conselheiros, em nome do primeiro e segundo vice-presidentes Álvaro Fakredin e Otni Miranda e do ex-presidente Gustavo Ungaro, partícipes ativos nessa tão honrosa e grandiosa conquista do nosso Conaci”, concluiu.
Parceria institucional
A reunião foi articulada na tarde de ontem, dia 7 de junho, durante a realização do CReCER diretamente com o vice-presidente para Região da América Latina e Caribe do Banco Mundial, Jorge Familiar. Na oportunidade, Familiar parabenizou a participação da missão do Conaci – representante do controle interno do Brasil no evento – e reiterou a disponibilidade do Banco Mundial no apoio ao propósito em questão.
O encontro teve participação dos executivos do Banco Mundial, Juan Carlos Serrano-Machorro, que foi palestrante no último Encontro Nacional do Conaci, e Maria João Kaizeler, executiva responsável pela parceria que o Conselho mantém com o Banco.
Saiba mais em: https://crecer.org.mx/
Acompanhe a transmissão: https://business.facebook.com/bancomundial/videos/1720915537936580/?hc_ref=PAGES_TIMELINE
Mais informações sobre o Conaci:
Ane Ramaldes
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (27) 99973-4547