São Paulo: Ouvidor geral ministra palestra a convite do Observatório Social

Qual foi a ultima vez que você verificou as contas da sua cidade? Com essa pergunta foi aberto, na noite de quinta-feira, o Encontro Propositivo sobre Transparência e Controle Social em Jundiaí (SP), que teve o ouvidor geral do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, como convidado especial. O evento foi realizado pelo Observatório Social de Jundiaí na sede do CIESP, e reuniu mais de 200 pessoas.

Em sua palestra, o ouvidor geral abordou o trabalho da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), ressaltou a importância da transparência e apresentou formas de fiscalizar o uso de recursos públicos e denunciar irregularidades – como o Web Denúncia, um sistema eletrônico acessível pela internet no qual o cidadão pode denunciar situações de corrupção, tais como lavagem de dinheiro, pagamento de propina ou uso ilegal da função pública, a instituições públicas, como Ouvidorias, Polícias e Ministério Público. Ao final, ainda respondeu a perguntas dos presentes. “Não é mais aceitável a falta de transparência na aplicação do dinheiro público. Nesse contexto é valiosa a iniciativa do Observatório Social, principalmente agora, quando o combate à corrupção é a maior preocupação dos brasileiros”, afirmou Ungaro.

O Observatório Social do Brasil nasceu no Paraná há 10 anos e hoje está em 17 Estados e em 101 cidades. A entidade atua na fiscalização dos recursos e educação fiscal, analisando documentos e informando os órgãos competentes em caso de inconsistências. Em Jundiaí, o Observatório Social atua desde agosto de 2015, realizando o acompanhamento da gestão pública, e já solicitou à OGE a permissão para incluir um link do Web Denúncia em sua página na internet.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da OGE-SP

E-mail: renatamartinho@sp.gov.br

Telefone: (11) 2089-8295

Site: www.ouvidoriageral.sp.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Tríade Comunicação

comunicacao@conaci.org.br

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547