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Ceará: Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão encerra primeiro ciclo de trabalho
Na manhã da última terça-feira (03), membros da Caiena Desenvolvimento de Software LTDA, empresa contratada para desenvolver o Projeto Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão, entregaram ao secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, o material produzido durante o primeiro ciclo de trabalho do projeto. Na ocasião, foram entregues o Plano de Trabalho do Projeto, um relatório preliminar que sistematiza os dados coletados nas oficinas e reuniões, um registro audiovisual e registros gráficos da primeira oficina.
Para o secretário Flávio Jucá, é importante pensar o sistema de forma que atenda todas as necessidades dos cidadãos. “Hoje, nós estamos enfrentando um grande desafio com o Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão que é trazer os não usuários dos atuais sistemas de controle social do Estado para o novo sistema que está sendo desenvolvido. E para que possamos vencer esse desafio, é necessário pensar o projeto de uma forma mais ampla, que atenda à necessidade de todos. Assim, o fruto deste primeiro ciclo de trabalho será de grande valia para entender os anseios dos cidadãos”, destacou.
O primeiro ciclo de trabalho, realizado durante o período de 24 de novembro a 23 de dezembro de 2016, teve como objetivo reunir pessoas e públicos de interesse para refinamentos no Plano de Trabalho do Projeto. Para marcar o início das atividades, no dia 16 de dezembro foi realizado o Seminário de Abertura do Projeto e a Oficina de Plano de Trabalho do Projeto: Os Cidadãos Primeiro. Na ocasião, estiveram presentes cerca de 50 pessoas, dentre gestores públicos, acadêmicos e pesquisadores, jornalistas e membros da sociedade.
“Fundamentalmente, o produto principal deste ciclo é o Plano de Trabalho revisado. Nós tínhamos a intenção ao construir a proposta técnica do projeto que este Plano de Trabalho fosse legitimado e, para que isso acontecesse, nós teríamos que ter a participação dos envolvidos, das pessoas interessadas no sistema. A expectativa é que este plano sirva não só como um guia, mas que, sobretudo, possamos refletir sobre ele e verificar se está atendendo às expectativas”, comentou Caio Marques, um dos diretores da Caiena, sobre a importância do Plano de Trabalho do Projeto.
Próximo passo
Iniciando as atividades do segundo ciclo de trabalho do projeto, a Caiena Desenvolvimento de Software LTDA realizará, na quarta-feira (04), uma oficina com o objetivo de identificar as demandas dos usuários e não usuários dos atuais Sistemas de Controle Social do Estado. Ainda na ocasião, serão apresentados os produtos construídos ao final do ciclo. A oficina acontecerá no Novotel Fortaleza, das 10h às 16h.
O Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão tem por objetivo interligar os sistemas de controle social do Estado por meio de uma única interface, garantindo mais facilidade e agilidade no uso das ferramentas pelo cidadão. O projeto ainda prevê a criação de um banco de dados para facilitar o acesso de pesquisadores e especialistas.
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