Ceará: CGE realiza 5ª Reunião da Rede de Fomento ao Controle Social

Visando promover o compartilhamento de informações e experiências entre os Ouvidores e responsáveis pelo Acesso à Informação nas secretarias do Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) realizou, na manhã da última quarta-feira (26), a 5ª Reunião da Rede de Fomento ao Controle Social. No encontro, foram repassadas informações sobre a participação da CGE na Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação da Ouvidoria-Geral da União (OGU), e discutidas as recomendações dos Relatórios de Gestão de Ouvidoria e de Transparência de 2015.

Na abertura da reunião, o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá, destacou a importância da troca de experiências por meio dos encontros. “Nós compreendemos o quão difícil tem sido o trabalho dos membros da rede no que se refere à conscientização sobre a importância do papel dos ouvidores e responsáveis pelo Acesso à Informação dentro das secretarias do Estado. Por isso, as reuniões da rede se fazem tão necessárias, pois é por meio do compartilhamento de informações e experiências que a CGE pode trabalhar para fomentar esta mudança de pensamento”, destacou.

Dando andamento ao encontro, a orientadora da Célula de Acesso à Informação da CGE, Larisse Moreira, apresentou aspectos discutidos durante a Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação da Ouvidoria-Geral da União (OGU), que aconteceu em Brasília. “A Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação foi muito enriquecedora para que pudéssemos conhecer as experiências de outros estados e países. O evento, que contou com a realização da II Reunião Geral de Ouvidorias e do Seminário Interamericano de Transparência e Acesso à Informação, também nos possibilitou conhecer ideias aplicáveis à nossa rede de Controle Social”, frisou.

Por último, o orientador da Célula de Ouvidoria, Jean Lopes, apresentou as recomendações feitas pela CGE às Ouvidorias e aos Serviços de Acesso à Informação ao Cidadão (SICs) das secretarias estaduais, por meio dos Relatórios de Gestão de Ouvidoria e de Transparência de 2015.

Boas práticas de Ouvidoria e transparência

Durante a reunião da rede, os ouvidores da Secretarias da Justiça e Cidadania (SEJUS) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE) contaram com a disponibilização de um espaço especial voltado para o compartilhamento de experiências e boas práticas de Ouvidoria e Transparência. A CGE pretende, com a ação, fomentar a participação dos membros da rede.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE – (85) 3101-3474

Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)

Twitter: @ComunicacaoCGE

Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Mais informações sobre o Conaci:

Tríade Comunicação

comunicacao@conaci.org.br

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547