Mato Grosso: Auditores respondem a 712 consultas pelo “Pergunte à CGE” no primeiro semestre

Auditores da Controladoria Geral do Estado do Mato Grosso (CGE-MT) responderam a 712 consultas das secretarias e entidades do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso pelo canal “Pergunte à CGE” no primeiro semestre de 2016. O quantitativo é 34,5% superior aos 529 questionamentos respondidos no mesmo período do ano passado e segue tendência de aumento no número de consultas registradas pelo canal.

O “Pergunte à CGE” é uma ferramenta de contato direto com o servidor público estadual via site www.controladoria.mt.gov.br para solicitação de orientação e esclarecimentos sobre assuntos de gestão interna/sistêmica (financeiro, contabilidade, aquisições, pessoal, convênios, obras etc.). A ideia é facilitar a vida dos servidores que atuam na área meio do Governo do Estado.

“A equipe da Unidade Setorial de Controle Interno (Uniseci) da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) faz uso constante dessa importante ferramenta, pois a mesma possibilita um acesso direto aos auditores da Controladoria de modo que os mesmos nos atendem com agilidade e qualidade. No nosso dia a dia, a ferramenta nos auxilia a orientarmos os servidores, respondendo aos questionamentos e às dúvidas procedimentais com o auxílio da Controladoria e, dessa forma, fazermos um trabalho preventivo e orientativo junto ao nosso corpo técnico”, destaca Maria do Carmo Silva de Andrade, da Uniseci da Unemat.

A secretária-adjunta de Auditoria e Controle da CGE, Kristianne Marques Dias, observa que o aumento das demandas pelo canal demonstra que as secretarias e entidades têm reconhecido cada vez mais o papel da Controladoria como órgão de orientação e assessoramento direto na gestão sistêmica, e não somente como órgão de auditoria. “Mais que apontar falhas, erros e desvios, o papel principal da Controladoria é orientar os órgãos pela qualidade, legalidade e responsabilidade fiscal da gestão dos recursos públicos”, ressalta.

Consultas

O “Pergunte à CGE” é um canal disponibilizado no site da Controladoria para que os servidores públicos estaduais, independentemente dos cargos e das funções que ocupem, solicitem orientações e esclarecimentos sobre assuntos de gestão interna/sistêmica de entendimentos pacíficos no âmbito da CGE. As consultas são respondidas diretamente no e-mail do solicitante.

O canal é regulamentado pela Portaria 04/2013-AGE, a qual estabelece o prazo de 48 horas para retorno das respostas. Entretanto, em eventual impossibilidade de retorno no prazo estabelecido devido à complexidade da solicitação, o auditor informa o solicitante, via e-mail, do novo prazo para resposta.

Nos casos das perguntas consideradas pela equipe responsável como de alta complexidade ou havendo a necessidade de analisar o caso concreto, o auditor plantonista solicita ao consultante que formalize o questionamento via ofício para emissão de Parecer de Auditoria.

Em 2015, os auditores do Estado responderam a 1.164 questionamentos pelo “Pergunte à CGE”. O quantitativo foi um marco histórico já que representou 132% a mais dos (500) questionamentos respondidos em 2014 e quase se igualou ao total de 1.293 consultas atendidas no acumulado dos anos de 2012 a 2014.

O canal “Pergunte à CGE” está disponível no site www.controladoria.mt.gov.br , no menu “Fale Conosco” e em banner na lateral da página.

——————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MT

E-mail: ligianiaraujo@controladoria.mt.gov.br

Telefone: (65) 3613-4017 / 9664-5208 / 9982-0209

Site: www.controladoria.mt.gov.br