20ª RTC: Membros discutem novas ações para parceria com Banco Mundial

Representantes de órgãos de controle interno de 25 estados e capitais estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 3 de agosto, no Praia Centro Hotel, em Fortaleza, Ceará, para a 20ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), evento realizado trimestralmente com foco na discussão de assuntos institucionais da entidade.

A solenidade de abertura teve participação do presidente do Conaci, Roberto Amoras, seguida dos anfitriões Flávio Jucá, secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, e Paulo Sergio de Melo, coordenador de transparência da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM – Fortaleza), que esteve representando o secretário-chefe Vicente Ferrer.

A parte da manhã foi inteiramente dedicada às discussões sobre a parceria do Conaci com o Banco Mundial, com apresentação de Marconi Lemos, da Controladoria Geral do Ceará, que coordena o Grupo de Trabalho sobre o assunto. Além do levantamento histórico da parceria, que teve início em 2014, foram compartilhados novos direcionamentos com objetivo de discutir consensualmente novas iniciativas entre as entidades e o estabelecimento de diferentes ações práticas.

Na pauta do dia também foram realizados momentos de atualização sobre os trabalhos do Conaci junto à Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), com a apresentação dos membros Gustavo Ungaro (OGE/SP), Roberto Amoras (AGE/PA), Luis Augusto Rocha (AGE/BA) e Eugênio Ricas e Marcelo Altoé (Secont-ES). Na ocasião, foi criado ainda um Grupo de Trabalho para elaboração de um modelo básico de regulamentação da Lei Federal nº 13.019/2016 (Marco Legal do Terceiro Setor), formado pelos integrantes Roberto Amoras (AGE/PA), Gustavo Ungaro (OGE/SP), Luis Rocha (AGE/BA) e Rodrigo Dutra (Sefaz/SC).

A 20ª Reunião Técnica foi finalizada com a realização de uma agenda formal com dirigentes do Banco Mundial, entre eles a executiva financeira Maria João Kaizeler e o gerente financeiro para a América Latina e Caribe, Daniel Boyce. O foco foi apresentar as propostas levantadas ao longo do dia, chegando a um acordo com relação às novas etapas da parceria, que tem como objetivo final aperfeiçoar a auditoria governamental a partir de modelos internacionais.

A temática “controle interno, transparência e combate à corrupção” continua em debate nesta quinta-feira e sexta-feira, quando acontece o XII Encontro Nacional de Controle Interno, que reunirá mais de mil participantes para acompanhar as palestras de dirigentes e autoridades sobre assuntos relacionados ao tema. Já em novembro, nos dias 18 e 19 de novembro, será realizada a 21ª Reunião Técnica do Conaci, em Florianópolis, em Santa Catarina.

Mais informações:

Tríade Comunicação

(27) 3225-0099 / (27) 99973-4547