São Paulo: Comitiva de Mato Grosso visita Ouvidoria Geral de SP

No início de 2015, o Estado do Mato Grosso colocava em prática uma proposta inédita: entrava em funcionamento o primeiro Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, comandado pela economista e jornalista Adriana Vandoni Curvo. Seu objetivo: desenvolver estratégias de ‘compliance’ e realizar treinamentos para os servidores públicos, envolvendo a difusão do código de ética, boas condutas, transparência e monitoramento.

Na última terça, 10 de novembro, Adriana e dois membros de sua equipe – Katiana Pereira, responsável pela área de treinamento, e Jefferson Batista, da Transparência – visitaram a Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo (OGE) para conversar e trocar experiências sobre o tema. Foram recebidos pelo ouvidor geral, Gustavo Ungaro, e pela professora Eunice Prudente, do Grupo Técnico da OGE. “O Estado de São Paulo já está muito à frente na divulgação de dados e na experiência com a transparência, e nós temos muito o que aprender”, afirmou Adriana Curvo.

Segundo ela, o principal foco do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção é a implementação de um trabalho que leve, mais do que o respeito às leis, à mudança de cultura – e aí reside o grande desafio. “As leis contra a corrupção já existem, mas de nada valem se não for mudado o comportamento no dia a dia que, muitas vezes, vê com naturalidade o ‘jeitinho’, a propina, como se a desonestidade fosse natural. A mudança cultural é que fará a diferença”, afirma Adriana, que classifica como “rica” sua experiência dentro do poder público.

Até aceitar o convite para assumir o Gabinete, ela atuava na imprensa e tinha uma coluna de análise política num veículo de Mato Grosso. “Queremos compartilhar a experiência bem-sucedida de São Paulo para implantar coisas que vão permanecer no nosso Estado”.

—————————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da OGE-SP

E-mail: renatamartinho@sp.gov.br

Telefones: (11) 2089-8295