Ceará: Rede de Controle Social se reúne para tratar de classificação das solicitações de informações e experiências de ouvidoria

Com o objetivo de promover a integração e a padronização dos procedimentos de atuação entre ouvidorias setoriais e representantes dos Serviços de Informação ao Cidadão (SIC) dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou, na manhã do dia 21 de outubro, a 5ª edição da Reunião de Trabalho com a Rede de Controle Social do Estado do Ceará. A abertura do evento, que ocorreu no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), contou com a presença do secretário da CGE, Flávio Jucá.

Durante a reunião, foram repassados os temas relevantes discutidos durante o XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, maior evento de ouvidoria brasileira, que reuniu representantes de ouvidorias públicas e privadas de todo o país em setembro, na cidade de Gramado. Entre os assuntos abordados estavam as ações inovadoras no âmbito das Ouvidorias Públicas; a ouvidoria na visão dos dirigentes e sua contribuição para a gestão; e a relação entre  SIC, Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Ouvidoria.

De olho na capacitação da Rede, a CGE anunciou uma agenda de treinamentos e eventos a serem realizados nos próximos meses. No dia 27 de outubro, a Rede participa do Evento promovido pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Ceará, Reunião Itinerante ABO-CE, que será realizada no auditório da Seplag. Em novembro, acontece o IX Encontro Estadual de Controle Interno, cujo tema será “O Controle Interno e a Prevenção à Corrupção”.

A partir do mês de dezembro, serão realizadas oficinas de construção de relatórios para três turmas na Escola de Gestão Pública (EGP). Já em janeiro de 2016 será realizado um curso de Língua Brasileira de Sinais – Libras, com turma exclusiva para os ouvidores, visando à universalização no atendimento em ouvidoria.

Acesso à Informação

Outro tema discutido na reunião foi a classificação do registro e das respostas das solicitações de informação pelo cidadão. Segundo o coordenador de Fomento ao Controle Social da CGE, Ítalo Brígido, é importante que os SICs fiquem atentos na hora de responder objetivamente, atendendo ao que o requerente solicita, mas também classifiquem de forma adequada a solicitação de informação por meio do sistema. “Por meio dessa classificação no sistema, teremos um perfil das solicitações de informação e poderemos gerar as estatísticas de acordo com a realidade”, ressaltou.

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