Ceará: CGE recebe representantes das Ouvidorias Setoriais para tratar sobre a atuação da área

Com o objetivo de discutir formas para fortalecer a atuação da ouvidoria no Estado, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) recebeu, na última segunda-feira (11), representantes da Rede de Ouvidorias do Poder Executivo.

Na oportunidade, os ouvidores apresentaram propostas para estruturação e fortalecimento das Ouvidorias nas instituições estatais, pois atualmente existem apenas 17 órgãos que possuem a função de Ouvidor instituída em seu organograma, contra 49 que ainda não oficializaram o cargo em sua estrutura organizacional.

O secretário de Estado Chefe da CGE, Nelson Martins, ouviu as propostas apresentadas e ressaltou que o Governo do Estado reconhece a importância das Ouvidorias e de seus Ouvidores, pois trata-se de um instrumento importante onde o cidadão pode contribuir ativamente com a gestão pública.

O secretário Nelson Martins acrescentou ainda que “é de interesse do Governo do Estado, através da CGE, fortalecer as Ouvidorias, garantindo melhores condições para exercerem seu trabalho com eficiência e transparência. Dentro do PPA e do Planejamento Estratégico do Estado, foi incluído o indicador para tratar sobre o “Índice de Percepção da Qualidade dos Serviços Públicos Ofertados”, uma forma de consultar a população sobre a qualidade dos serviços prestados pela gestão, utilizando os instrumentos de controle social como o Portal da Transparência, Sistema de Ouvidoria (SOU), Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), Telefonia 155 e Pesquisas de Satisfação”.

Representando todos os Ouvidores Setoriais, estiveram presentes na reunião ouvidores dos seguintes órgãos: Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Saiba mais

Os ouvidores setoriais trabalharam na criação da minuta de Protocolo de Intenções que detalhará a atuação da “Rede Ouvir Ceará”, rede esta que nasce com o propósito de integrar as ouvidorias de todos os poderes e instituições, de forma a facilitar a proximidade entre os cidadãos e os serviços públicos nas diversas esferas de governo. A proposta da CGE para esse Protocolo de Intenções da rede foi encaminhado para análise da Ouvidoria do Ministério Público.

——————————————-

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-CE

Tel: (85) 3101-3474 / 8724-2222

E-mail: flavia.salcedo@cge.ce.gov.br

Site: www.cge.ce.gov.br