Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
XV Encontro Nacional de Controle Interno acontece em Fortaleza
A abertura do Encontro Nacional de Controle Interno aconteceu na manhã desta quarta-feira (25/09), no Auditório João Frederico Ferreira Gomes, na Assembleia Legislativa. Promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), o evento teve como tema central “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública". A secretária-chefe da CGM Fortaleza, Luciana Lobo, que representou o prefeito Roberto Cláudio, reforçou a importância do controle interno na Prefeitura de Fortaleza. "Ajudamos transversalmente todas as políticas públicas realizadas na Prefeitura de Fortaleza. Nós auditamos atualmente 56% de todos os gastos. Temos também a rede de controle interno da administração pública. Nos reunimos mensalmente com todos os órgãos da prefeitura para debater temas e definir diretrizes do funcionamento do tema dentro da prefeitura", explicou.
O evento foi um momento para troca de experiências com o Conselho Nacional, que exerce um papel mobilizador, ao promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas eficientes e acertivas. O órgão vem prestando apoio aos municípios brasileiros que queiram aderir ao método para exercer este controle. Uma forma de governar com clareza e transparência, oferecendo mais confiança ao cidadão, como explicou o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz. "O Conaci tem o papel de ser uma instituição de harmonização das boas práticas de controle no Brasil. É quem consegue padronizar procedimentos, difundir boas práticas e normatizar questões envolvendo a atuação do controle interno no país, fortalecendo e aperfeiçoando este controle", disse.
O encontro nacional contou também com a presença do Ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. O órgão promove atividades relacionadas ao incremento da transparência da gestão. O ministro destacou a importância do conselho nacional para integrar os municípios brasileiros. " O Conaci surgiu como uma instituição importante na agregação desses órgãos de controle porque nós temos quase 5.600 municípios, 26 estados e temos ainda os orgãos de controle interno que estão dentro das empresas públicas. Então, a gente vem procurando integrar e dar a nossa contribuição com o desenvolvimento de sistemas, compartilhando as ideias que estamos desenvolvendo lá e o Conaci tem sido muito importante nesse processo", afirmou.
O evento contou com o apoio do Banco Mundial, BIRD, para fortalecer o Controle Interno no país. Além da palestra "A Importância do Controle Interno e da Auditoria Interna no Desenvolvimento Sustentável", ministrada por Xiomara Morel, Gerente de Prática de Boa Governança para a América Latina e o Caribe.
25 de setembro de 2019
PALESTRAS:
INTEGRIDADE PÚBLICA E OS DESAFIOS NA MELHORIA E NO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO – MARCELO ZENKNER
NOVA LINDB E SEUS REFLEXOS NAS INSTITUIÇÕES DE CONTROLE – EDILBERTO CARLOS PONTES LIMA
GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS: UMA VISÃO MAIS PRÁTICA
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS – MARLOS MOREIRA DOS SANTOS
DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE CONTROLE INTERNO – WAGNER DE CAMPOS ROSÁRIO
REDE DE CONTROLE INTERNO DA GESTÃO DO ESTADO CEARÁ- ESTUDO DE CASO