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Tecnologia, análise de dados e tomada de decisões
Thayse Galvão *
Taciana Vanderlei **
O avanço da tecnologia impulsionou uma mudança de cultura dentro das organizações, permitindo ampliar sua capacidade de receber dados, processá-los e tomar decisões a partir de sua análise. É notório, por toda sociedade, que a pandemia acelerou a adoção de novas tecnologias. No entanto, desde 2016, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE) direcionou sua atuação potencializando o uso de recursos de tecnologia da informação.
Naquele ano, a SCGE-PE implantou o Observatório da Despesa Pública (ODP) no Estado (ODP.Pernambuco), por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Controladoria Geral da União (CGU), com vistas a fortalecer o sistema de controle interno governamental e apoiar à gestão pública, reproduzindo o modelo de atuação do Observatório em âmbito estadual.
O ODP é um projeto idealizado pela CGU, que abrange as três esferas de entes governamentais dos controles internos e dos controles externos: união, estados, municípios, tribunais de contas e Ministério Público, propiciando ações coordenadas e estruturadas entre a União e os demais entes federativos, inclusive com a realização de estudos conjuntos e compartilhamento de informações entre a Rede.
A unidade do ODP.Pernambuco, ligada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), é responsável por produzir e analisar informações baseadas em risco, com emprego intensivo de recursos de tecnologia da informação e de atividades de investigação e inteligência.
Os resultados gerados pela unidade, por meio de cruzamentos de dados de diferentes fontes a procura de sinais de má aplicação dos recursos, servem como insumo para a realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela SCGE, bem como para informar aos gestores estaduais sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos públicos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos públicos.
Nos últimos cinco anos, o ODP.Pernambuco realizou trabalhos em temáticas como Compras Governamentais, Despesas com Pessoal, Despesas Previdenciárias e Programas Assistenciais, como Chapéu de Palha e CNH Popular, onde executou 55 trilhas gerenciais e estratégicas, identificando uma economia potencial na ordem de R$ 213 milhões.
Cabe destacar que no ano de 2020, atuou fortemente em ações relacionadas ao Covid-19, por exemplo, no apoio à Secretaria Estadual de Cultura de Pernambuco com cruzamento de dados para viabilizar a concessão do Auxílio Emergencial da Cultura (Lei Aldir Blanc).
Em 2021, a atuação está direcionada aos Programas Sociais e ao Portal de Transparência do Estado, analisando as informações disponibilizadas em busca de pontos de melhorias para os controles internos e para a aplicação dos recursos públicos.
* Diretora de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas da (DOGI/SCGE)
** Coordenadora de Informações Estratégicas (DOGI/SCGE)
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028