Servidores da CGE têm trabalhos selecionados no programa Acelera Gov MT

Dois projetos de servidores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) foram selecionados para participar do programa Acelera Gov MT, uma iniciativa voltada para a aceleração de startups públicas do Brasil, promovida pelo Governo, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

O primeiro projeto, EducaAI.MT, é uma plataforma de reforço escolar baseada em inteligência artificial e que foi desenvolvida pelos servidores Angelton Freire de Alencar e Márcio de Almeida Monteiro da Costa.

A ferramenta busca oferecer suporte contínuo e personalizado aos alunos da rede pública, alinhando-se aos materiais didáticos e planos de aula para melhorar o desempenho escolar. Entre seus recursos, estão respostas em tempo real, monitoramento de progresso e um sistema de recompensas para promover a evolução contínua dos estudantes.

A participação no Acelera Gov MT permitirá ao EducaAI.MT validar suas hipóteses, receber apoio de mentores especializados em educação e tecnologia, e expandir seu impacto nas escolas públicas do estado. A plataforma promete melhorar a competitividade dos estudantes no Enem e fortalecer a educação estadual.

“Nosso objetivo é recompor conteúdos essenciais de forma personalizada, ajudando os alunos a melhorar seu desempenho e autonomia”, destaca Angelton.

Márcio complementa que o “O EducaAI.MT moderniza processos no setor público, reduzindo burocracias e utilizando automação e inteligência artificial para aumentar a eficiência e transparência”.

O segundo projeto selecionado é o Mentorias para Eficiência na Gestão Pública, criado pelos auditores Rodrigo Amorim e Priscila Alves., que propõe um programa de orientações voltado para altos executivos do governo com foco em temas como governança, gestão de riscos, integridade e liderança humanizada.

A proposta busca capacitar esses líderes, ampliando sua visão estratégica para melhorar a tomada de decisões e o monitoramento de políticas públicas.

“Atualizar-se sobre as melhores práticas administrativas aumenta a eficiência das escolhas e o acompanhamento de políticas públicas”, explica Rodrigo.

Inspirado no modelo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o programa visa criar uma cultura de mentoria no executivo estadual, proporcionando capacitação contínua a secretários e adjuntos. De acordo com Priscila, a ideia é trazer um formato que se ajuste à rotina acelerada dos cargos da alta administração, abordando temas de grande impacto, especialmente em governança e riscos.

Com o apoio do Acelera Gov MT, ambos os projetos têm potencial para serem aprimorados e causar um impacto positivo na gestão pública e na educação do Estado de Mato Grosso.

O Acelera Gov MT é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Sebrae-MT, destinada a incentivar servidores do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso a desenvolver soluções inovadoras para os desafios cotidianos da administração pública. O programa tem uma duração de quatro meses, oferecendo uma imersão que inclui oficinas, palestras e mentorias, visando apoiar e capacitar os participantes na criação e implementação de projetos transformadores.

Fonte:

CGE-MT