Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco é a primeira do Estado a lançar Código de Ética e Cartilha de Cultura Organizacional

Lançamento das publicações foi nesta segunda-feira, pela manhã, no Centro de Convenções de Pernambuco. Próximo passo será a capacitação de todos os servidores.

 

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) lançou, na manhã desta segunda-feira, dia 11, em evento na Sala Fernando de Noronha, no Centro de Convenções de Pernambuco, o Código de Ética e a Cartilha de Cultura Organizacional do órgão. A ação é pioneira entre as secretarias do Estado e veio para atender os requisitos definidos no Microsssistema Legal Anticorrupção. As publicações foram desenvolvidas no contexto do Programa de Integridade da Setur, concebido de fevereiro a outubro de 2019 pelo órgão.

 

 

O lançamento foi conduzido pelo secretário Rodrigo Novaes, ao lado do secretário-executivo Antônio Neves Baptista, e do vice-presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), José Neves, e contou ainda com a presença da secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet. Servidores da Setur e da Empetur também acompanharam a solenidade.

 

“É importante reforçar sempre os princípios éticos; no ambiente de trabalho e a criação do Código de Ética e da Cartilha de Cultura Organizacional da Setur vem para destacar isto. O pioneirismo da Secretaria em ações que prezam pela transparência só ressaltam a nossa preocupação com este tema”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.

 

Em linhas gerais, o Código atua como um manual de boas práticas para os membros da instituição, orientando acerca do comportamento nas relações internas e para com a população, além de aspectos como a segurança da informação. A iniciativa foi elogiada pela secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet.

 

“É com grande satisfação que a gente recebe a notícia da implantação deste tipo de gestão na administração pública, que é de extrema importância para que os servidores tenham consciência do valor do comportamento ético e probo no cotidiano das instituições públicas. Hoje o Brasil atravessa uma fase muito difícil no tocante à corrupção e é muito importante essa capacitação e conscientização dos servidores, no sentido de trazer um serviço público melhor para a população”, destacou Érika.

 

O Código de Ética tem o intuito de melhorar a qualidade do serviço prestado pelos servidores e ainda de reduzir falhas e riscos de integridade. O coordenador da Superintendência Jurídica da Setur, Raphael Ribeiro, destaca o trabalho conjunto realizado por integrantes de todas as diretorias da casa que culminou com a entrega das duas publicações.

 

“Foi um trabalho de fevereiro a outubro, tocado pela Comissão de Desenvolvimento, composta por seis membros da casa, além do engajamento de mais de 50 pessoas para as definições das disposições. Contamos com o apoio do secretário Rodrigo Novaes, que determinou que fossem feitos os esforços necessários para conceber o Código e a Cartilha. Foram discutidas as identificações dos riscos e dos mecanismos de mitigação. O trabalho materializa as disposições do que pode ser feito por todos enquanto servidores da instituição”, explica Ribeiro.

 

O material produzido foi entregue à Controladoria-Geral do Estado, que deverá analisar os textos e, assim que houver a aprovação, será Instalada uma Comissão de Integridade, que organizará a capacitação de todos os servidores. A cartilha será entregue, mediante recibo de comprometimento de todos os que compõem a secretaria. “A partir daí, vamos tocar o programa, com vigilância contínua em relação ao que foi definido como certo e errado, de forma objetiva”, finaliza o superintendente jurídico da Setur, Osmar Henrique Umbelino.

 

Fonte:

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