Secretária-adjunta debate a importância da ouvidoria para o serviço público

A secretária-adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da Controladoria Geral do Estado, Karen Oldoni, foi painelista durante o I Seminário de Regulação da Agência Estadual de Regulação. O painel debateu a “A importância da Ouvidoria para o Serviço Público”.

No painel, Karen apresentou a Rede de Ouvidoria do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e citou um breve histórico da criação da Ouvidoria-Geral do Estado e do desenvolvimento do sistema Fale Cidadão, sistema único de ouvidoria do Estado.

De acordo com a secretária-adjunta, a ouvidoria é um elemento fundamental para a democracia participativa. “Ela atua na transformação da cultura da reclamação em cultura de participação pela melhoria dos serviços públicos”.

As atividades de Ouvidoria, Transparência e Controle Social do Executivo Estadual são organizadas sob a forma de rede, coordenada pela Controladoria Geral do Estado por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência. Atualmente a rede conta com 38 ouvidorias setoriais e especializadas e mais de 80 servidores envolvidos na atividade.

Para Oldoni, a atuação em rede traz vantagens como a padronização do atendimento e encaminhamento das demandas dos cidadãos, canais únicos de atendimento para todo Executivo, gestão total das informações registradas no sistema, entre outros.

Ela também apresentou os desafios dessa atuação em rede, com destaque para a sensibilização dos dirigentes dos órgãos e entidades sobre a importância da Ouvidoria na defesa dos usuários dos serviços públicos e a qualificação das informações recebidas, com foco em atuação preventiva e melhoria dos serviços públicos.

O painel sobre Ouvidoria foi mediado pela superintendente de Ouvidoria da AGER-MT, Clarice Zunta, e contou também com a participação da Ouvidora-Geral do Distrito Federal Cecília Fonseca e da consultora e professora da Fapesp Maria José Galeno.

Seminário

O I Seminário de Regulação da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso foi realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado nos dias 21 e 22 de março e contou com a presença de autoridades públicas de diversas esferas e poderes, além de representantes de concessionárias responsáveis pelos serviços públicos delegados em Mato Grosso, bem como membros do meio científico, acadêmico e estudantes.

Fonte:

CGE-MT