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SCGE Orienta contabiliza mais de 7 mil atendimentos
Orientar a gestão orçamentária, financeira e da prestação de contas do Poder Executivo Estadual é uma das atribuições da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Para realizar esse trabalho, uma das formas disponibilizadas é o sistema SCGE Orienta, canal onde a pasta fornece informações relacionadas, principalmente, à execução da despesa pública do Governo de Pernambuco. A ferramenta, implantada em agosto de 2013, ultrapassou a marca de 7 mil atendimentos no mês de setembro. Além desse quantitativo, também se destaca o índice de satisfação dos usuários, que fica em torno de 90%.
Com a utilização do sistema, os agentes públicos que atuam nas áreas administrativas e financeiras dos órgãos estaduais recebem, de forma preventiva, orientações sobre a correta aplicação dos recursos públicos. “O grande benefício da ferramenta é servir como uma plataforma de consultoria rápida, dinâmica e eficiente, mediante a disponibilização de profissionais especializados da SCGE que ajudam na resolução de problemas de natureza técnica, em diversos temas. A iniciativa traz mais segurança e confiabilidade às tomadas de decisões, a padronização de procedimentos na execução da despesa e a mitigação de possíveis falhas nos processos”, destaca a secretária da SCGE, Érika Lacet.
O SCGE Orienta é gerenciado pela Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo, vinculada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE). O trabalho é feito através de um banco de pesquisas de perguntas e repostas, onde o gestor público tem a facilidade de solucionar, de maneira objetiva, as dúvidas e questionamentos. No entanto, caso o usuário não localize a informação desejada, ele tem a possibilidade de registrar uma nova pergunta. A equipe técnica é coordenada por Jamerson Barbosa e integrada, ainda, pelos gestores governamentais Charles Galindo, Joanna Carvalho, Marcelo Wanderley e Patrícia Lócio, que procuram atender a todos os agentes públicos no prazo de até 48 horas.
Atualmente, os principais questionamentos dos gestores públicos estão relacionados à classificação orçamentária da despesa, retenções tributárias, contratos e licitações, execução das despesas públicas e prestações de contas. “O índice de satisfação é formado pelo conjunto de avaliações realizadas pelos gestores públicos, de acordo com os critérios: ótimo, muito bom e bom. Já conseguimos ter um feedback muito positivo e estamos atuando para melhorar ainda mais esse índice”, esclarece a diretora da DOGI, Thayse Galvão.
Para acessar o canal, o servidor deve entrar no portal www.scge.pe.gov.br, clicar na área Sistemas/SCGEorienta e preencher os dados solicitados. O sistema é utilizado prioritariamente por gestores públicos do Poder Executivo Estadual, mas agentes de outros poderes e órgãos também podem se cadastrar. Neste caso, o acesso deve ser solicitado à SCGE, por ofício ou e-mail (orientacao@cge.pe.gov.br), no qual deverá ser fornecido as seguintes informações: nome completo, CPF, matrícula, e-mail institucional e nome da unidade gestora. Cadastro feito, o gestor público receberá, por e-mail, senha e login, podendo assim acessar o sistema e realizar as suas consultas.
Fonte:
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028