Rede de Ouvidorias recebe mais de 11 mil manifestações no 1º semestre de 2025

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) contabilizou 11.107 manifestações na Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso  de janeiro a junho de 2025. O número é superior ao do mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 10.908 registros. Além do aumento no volume, os dados evidenciam um avanço significativo na resolutividade: 93% das manifestações foram respondidas, o equivalente a 10.314 atendimentos, com tempo médio de resposta de 10 dias.

Entre os tipos de manifestação, as solicitações continuam liderando, com 4.141 registros (37%), seguidas por reclamações (3.366) e denúncias (2.306), que cresceram cerca de 9% em relação ao primeiro semestre de 2024. Também houve aumento na quantidade de elogios, que passaram de 597 para 649.

“A população está cada vez mais consciente da importância de participar ativamente da gestão pública. A Ouvidoria é um canal seguro e eficaz para promover melhorias nos serviços oferecidos pelo Estado”, afirma a secretária adjunta de Ouvidoria-Geral do Estado (CGE-MT) em exercício, Aline Landini.

Educação e Saúde 

Assim como nos anos anteriores, as manifestações foram majoritariamente direcionadas às áreas da Educação e da Saúde, que juntas concentraram 59% dos registros. Também se destacam entre os órgãos mais demandados a Secretaria de Fazenda (Sefaz), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

Os principais temas tratados nas manifestações incluem: atendimento ao cidadão e ao contribuinte (presencial, telefônico e online), apuração de responsabilidades, assistência farmacêutica e direitos, obrigações e vantagens dos servidores públicos.

Escuta ativa e a transparência

A CGE-MT tem buscado constantemente aprimorar o atendimento prestado pela Rede de Ouvidorias, com investimentos em tecnologia, capacitação e padronização de processos. A plataforma de atendimento está disponível de forma online, com possibilidade de envio, acompanhamento e resposta das manifestações em ambiente digital seguro e acessível.

“Mais do que ouvir, nossa missão é agir. Cada manifestação registrada é uma oportunidade de aperfeiçoar a administração pública e fortalecer a confiança entre o Estado e o cidadão”, reforça a adjunta.

Fale Cidadão

O Fale Cidadão é o sistema oficial de Ouvidoria do Governo do Estado de Mato Grosso, que reúne em um único ambiente todas as manifestações da sociedade relacionadas aos serviços públicos estaduais. Por meio da plataforma, os cidadãos podem registrar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios ou pedidos de informação.

Independentemente do canal utilizado — site, telefones, atendimento presencial ou aplicativo —, todas as manifestações são registradas e acompanhadas pelo sistema Fale Cidadão, o que assegura maior organização, rastreabilidade e transparência no tratamento das demandas.

Serviço

Clique AQUI para conferir as formas de acesso e o passo a passo de como registrar sua manifestação na Ouvidoria do Estado.

Fonte:

CGE-MT

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.