Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Presidente do Conaci faz palestra de abertura em Seminário de Transparência Pública e Controle Social
A secretária de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont-ES) e presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Angela Silvares, vai proferir nesta sexta-feira (11), a palestra de abertura do 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social. O evento será realizado no auditório da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
Com o tema “Transparência Pública e Cidadania”, a palestra de abertura fará uma abordagem sobre a atual conjuntura da Administração Pública Brasileira em relação à transparência da gestão e ao exercício da cidadania. Serão ressaltados os desafios a serem transpostos pelos governos e pela sociedade, e as iniciativas adotadas em resposta a esses desafios.
Segundo a presidente do Conaci, ainda é preciso mais no que diz respeito à transparência e ao controle social. “Precisamos trabalhar melhor a mudança de cultura, tanto nas instituições públicas, quanto na sociedade, de forma que as informações sejam disponibilizadas com integridade e completude e, principalmente, de forma inteligível. Além disso, é preciso que a sociedade se aproprie desses recursos para contribuir com a melhoria dos serviços públicos e, consequentemente, da vida dos cidadãos”, disse.
Apesar disso, considerando que o advento da democracia é fato recente na história brasileira e que a Constituição Cidadã acaba de completar 25 anos de vigência, Angela Silvares vê com otimismo os avanços já alcançados.
“Os recursos tecnológicos disponíveis permitem a disponibilização das informações e o acesso dos cidadãos. Já temos muitas informações públicas disponibilizadas por meio dos sites institucionais e dos Portais de Transparência. Tenho a convicção de que em pouco tempo estaremos utilizando os benefícios da transparência em sua plenitude, ou seja, a sociedade irá se apropriar dos mecanismos existentes em benefício da melhoria das condições de vida da coletividade”, completou.
O evento
Promovido pelo Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda, o 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social tem o objetivo de debater os princípios da transparência pública e as lacunas que ainda impedem o acesso eficaz dos cidadãos às informações.
Confira a programação completa no link http://www.educacaofiscal.com.br/controller?command=home.Load