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Portal da Transparência de MG cumpre sua missão e responde a mais de 1.200 solicitações
Desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), o Portal da Transparência da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais recebeu mais de 1.200 pedidos de acesso, sendo respondidas, até o fim de 2012, mais de 92% das solicitações, sendo que as respostas às demais solicitações estão em fase de atendimento. O tempo médio de resposta em 2012 foi menor que o prazo máximo informado na lei, fechando em 14,36 dias (ver quadro).
Em Minas Gerais, o Decreto nº 45.969, de 24 de maio de 2012, que regulamentou a Lei de Acesso à Informação no âmbito do Poder Executivo estadual, exigiu, para a sua concretização no Estado, investimentos em recursos tecnológicos e humanos, além da conscientização dos servidores quanto à sua importância e aplicação em sua atividade diária. E, para assegurar o direito de acesso à informação às pessoas naturais e jurídicas, foi preciso modificar algumas rotinas para adequá-las à Lei e torná-las procedimentos objetivos e ágeis, em linguagem de fácil compreensão.
É importante destacar que, desde 2008, o Estado de Minas Gerais já tem regulamentação obrigando a todos os sítios eletrônicos institucionais a disponibilizarem canal de atendimento eletrônico ao cidadão, utilizado para dúvidas, sugestões, elogios e críticas dos cidadãos a serviços prestados pelo Estado.
2012 |
Quantidade | Percentual | |
Total de demandas |
1265 |
100,00% |
|
Demandas respondidas |
1167 |
92,25% |
|
Demandas em atendimento |
97 |
7,67% |
|
Sigilo |
1 |
0,08% |
|
Tempo médio de resposta |
14,36 |
dias | |
Observa-se ainda (quadro abaixo) que a maior parte das informações foi respondida pela própria Controladoria-Geral do Estado, com um percentual de 39,53%. A Secretaria de Estado de Educação foi a segunda colocada no ranking de pedidos, responsável por 30,75% das informações prestadas aos cidadãos mineiros.
Órgão | Quantidade | Percentual |
Controladoria-Geral do Estado |
500 |
39,53% |
Secretaria de Estado de Educação |
389 |
30,75% |
Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão |
102 |
8,06% |
Secretaria de Estado de Fazenda |
57 |
4,51% |
Secretaria de Estado da Saúde |
26 |
2,06% |
Secretaria de Estado de Governo |
22 |
1,74% |
Secretaria de Estado de Defesa Social |
19 |
1,50% |
Departamento de Estadas de Rodagem |
16 |
1,26% |
Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas |
12 |
0,95% |
Polícia Civil de Minas Gerais |
10 |
0,79% |
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico |
10 |
0,79% |
Outros |
102 |
8,06% |
Canais de solicitações
Segundo o Decreto nº 45.969, as solicitações de acesso à informação em Minas Gerais podem ser realizadas através de três formas: presencial, telefônico e eletrônico. O atendimento presencial é realizado através das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) disponíveis em diversas regiões do Estado; o telefônico é realizado pelo LigMinas (155), canal já instituído de comunicação com o cidadão; e o eletrônico através do Portal da Transparência
…………………………………………………………………………………………………………………Informações para a imprensa:
Texto: Ascom CGE Minas Gerais
Telefones: (31) 3915-8944
Site: http://controladoriageral.mg.gov.br/
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099