Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco sedia 1º Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste
Com o objetivo de permitir a troca de experiências, garantindo que as ouvidorias reforcem o combate o seu papel de combate à corrupção e melhorias na prestação de serviço, Pernambuco vai sediar entre os dias 10 e 11 de setembro, o 1º Seminário Regional de Ouvidorias – Nordeste, ?Transformando problemas individuais em soluções coletivas?. O evento será realizado no Centro de Convenções, em Olinda e a abertura será feita pela governadora em exercício Luciana Santos.
O seminário é voltado para pessoas que trabalham com ouvidoria, acadêmicos e qualquer cidadão interessado no tema. Já foram contabilizadas 400 inscrições com representantes de 30 municípios pernambucanos e 17 estados brasileiros participando das 18 palestras e cinco oficinas promovidas nos dois dias. As inscrições online já foram encerradas, mas poderão ser feitas presencialmente. O seminário é organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).
A programação será aberta pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias; e pela secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet. Ouvidorias em rede; O papel da ouvidoria em um Estado democrático; Qualidade da resposta ? empatia com foco no atendimento personalizado; Pensando junto para mudar nossa cidade; Atendimento a pessoas com transtornos psiquiátricos; O cidadão brasileiro como agente contra a corrupção; e Dados abertos e controle social: desafios, e promessas são algumas das palestras programadas para o dia 10.
Já no dia 11 de setembro, serão realizadas oficinas destacando as temáticas relacionadas ao Assédio moral e sexual no ambiente de trabalho; Simplificação e carta de serviços; Criação e implementação de ouvidorias municipais; Gestão da informação para a transparência; e Tratamento de denúncias.
?Esta é a primeira edição do seminário e estamos muito felizes em receber e apoiar um evento desse porte em Pernambuco. É uma responsabilidade saber que pessoas de todo o Brasil estarão aqui para prestigiar a iniciativa, que vai discutir a importância do trabalho das ouvidorias e da participação social como agente fundamental de mudança e melhoria da gestão pública?, comentou a secretária Érika Lacet, que também é a ouvidora-geral do Estado.
REUNIÃO – Concluída a programação do seminário, está agendada para o dia 12 de setembro a ?2ª Reunião Ordinária da Rede Nacional de Ouvidorias?, da qual a secretária e ouvidora-geral Érika Lacet foi eleita como integrante do Conselho Diretivo, desde o último mês de maio. ?Esse encontro possibilita nos aproximarmos de experiências de outros estados e municípios, fortalecendo o trabalho integrado e contínuo. Além disso, discutiremos ações e procedimentos visando a união de esforços no sentido de estimular iniciativas de ouvidoria a serem desenvolvidas em território nacional?, destacou. Ainda fazem parte do conselho, representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Distrito Federal, Ceará, Amazonas e Rondônia.
SERVIÇO
· 1º Seminário Regional de Ouvidoria ? Nordeste
· 10 e 11 de setembro de 2019
· 8h30 às 18h
· Teatro Beberibe (Centro de Convenções de Pernambuco ? Olinda)
· Programação completa: www.ouvidorias.gov.br
Fonte: