Pernambuco: SCGE orienta servidores públicos sobre o tema de assédio moral

A Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE), a fim de mitigar riscos em torno do desempenho funcional e trabalhar a qualidade de vida dos servidores do Estado, orienta servidores públicos, através de ciclo de palestras, sobre o tema de assédio moral nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. O principal objetivo é desenvolver a conscientização sobre o assunto e trabalhar preventivamente o fenômeno no ambiente de trabalho.

“O assédio moral é um mal que atinge diretamente a qualidade de vida laboral, impacta no rendimento do servidor e, consequentemente, nos serviços que são prestados ao cidadão. É um problema invisível, porém concreto, e que gera ineficiência. Orientando os servidores nos órgãos, vamos trabalhar para mitigar o risco em torno da queda de desempenho funcional”, disse o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Gayger Amaro. As palestras podem ser agendadas pelos órgãos, por meio das Ouvidorias, ou contato direto com a SCGE pelo e-mail cge@cge.pe.gov.br ou telefone 3183-0934.

“O Governo do Estado possui legislação e instrumentos de orientação próprios sobre o tema com a Lei Ordinária nº 13.314, a Cartilha de Combate ao Assédio Moral e o Boletim Informativo da SCGE nº 37/2014. Este ano estamos intensificando as ações, para esclarecer aos participantes sobre o tema que, não raro, acaba sendo banalizado”, destacou Amaro. Manifestações sobre assédio podem ser realizadas junto à Diretoria de Ouvidoria e Controle Social (DOCS) que acolhe a denúncia e encaminha para as tratativas necessárias junto aos órgãos de interesse. O servidor público ou gestor pode entrar em contato com a DOCS através de ligações gratuitas pelo número 162 ou pelo e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br.

Repetitivas críticas que desqualificam e isolam o profissional são características bastante comuns desse tipo de conduta abusiva, somadas à disponibilização de instruções imprecisas, culpabilização e diversas outras formas de violência simbólica que podem gerar inúmeras consequências negativas, não apenas para o assediado, que se sente, no mínimo, desestimulado, mas também para o órgão empregador, que tem de lidar com a constante queda da produtividade de seus funcionários.

“Quando falamos de assédio moral, devemos lembrar que na esfera pública, assim como na privada, somos monitorados a partir de resultados, através de indicadores, o que é absolutamente necessário para justificar a boa utilização dos recursos públicos. O que não pode acontecer é a desumanização do ambiente de trabalho em nome de resultados”, disse a servidora da SCGE e responsável pelas palestras, Karla Júlia Marcelino.

Sobre o tema, ela argumentou que “apesar da escassez de informação, o assunto vem sendo estudado desde a década de 80, trazendo diferentes nomenclaturas, a depender das condições nas quais acontece”, frisando que “o assédio moral se caracteriza pelo estabelecimento de toda e qualquer comunicação não ética, de forma repetitiva e de longa duração, que venham a causar danos à integridade física, psíquica e à autoestima do servidor”.

O primeiro órgão a receber a exposição foi o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no dia 4. Os próximos são a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), no próximo dia 9, às 10h; a Secretaria de Administração do Estado, 11, às 9h; e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADdipper), no dia 25, às 9h.

A SCGE – A Secretaria da Controladoria Geral do Estado tem como principal missão, desenvolver ações de orientação e fiscalização da gestão pública, analisar atos de correição, promovendo a transparência, o combate à corrupção, o fomento ao controle social em benefício da sociedade e em busca da melhoria da qualidade da gestão. Está localizada na Rua Santo Elias, 535, Espinheiro. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Serviço

Para agendar palestras sobre Assédio Moral

Fone.: (081) 3183-0934

cge@cge.pe.gov.br

www.cge.pe.gov.br

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