Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco: SCGE faz balanço do projeto A3P
Há cinco meses, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE-PE) iniciou a implantação do projeto da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Hoje, a instituição colhe os frutos do engajamento de todos os seus servidores. A A3P foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente e se propõe a inserir critérios ambientais nas áreas de governo, visando minimizar ou eliminar os impactos ao meio ambiente, provocados por atividades administrativas ou operacionais, a partir do uso eficiente dos recursos naturais, materiais, financeiros e, principalmente, humanos.
Banners informativos e lixeiras de coleta seletiva foram colocados em todos os andares da instituição. Foi realizada também ação de conscientização com os servidores. O projeto A3P tem como objetivo promover a reflexão sobre os problemas ambientais em todas as áreas da administração pública; estimular a adoção de atitudes e procedimentos que levem ao uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos e estimular e promover mudança de hábitos dos servidores públicos. Para tanto, o projeto se baseia em cinco eixos: coleta seletiva; educação ambiental; licitações sustentáveis; uso racional dos recursos e melhora no ambiente de trabalho.
A SCG-PE firmou parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), que recolhe semanalmente o material coletado e encaminha para cooperativas de reciclagem cadastradas pela Prefeitura do Recife. Em uma semana são recolhidos um quilo de plástico, um quilo de vidro, meio quilo de metal e dez quilos de papel. Também foi instalado um coletor de pilhas e baterias na recepção do órgão de controle interno e, em dois meses, foram encaminhados para reciclagem 5 quilos do material. “Além de atender uma orientação do Governo de Pernambuco, a Controladoria de Pernambuco está contribuindo para a preservação do meio ambiente, que deve se dar pelos órgãos públicos, empresas privadas e pelo cidadão a fim de resguardar o planeta para as futuras gerações”, afirma o secretário Djalmo Leão.
………………………………………..
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação CONACI: Aline Cesconetto – Contato
Texto: Juliana Preto / Ascom/CGE-PE
E-mail: juliana.preto@cge.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183.0941
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099