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Pernambuco: SCGE estimula o desenvolvimento de servidores
Com o objetivo de apoiar e aprimorar continuamente o processo de desenvolvimento de seus servidores, a Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco (SCGE – PE) vem, desde 2010, capacitando seus funcionários. As capacitações são consideradas instrumento de desenvolvimento e formação funcional, com base em ações de educação continuada e gestão do conhecimento. No primeiro ano de capacitações foram executados 84 temas, com 393 oportunidades de capacitação e 6.528 horas-aula acumuladas. Em 2012 foram 101 temas trabalhados, com 1.283 oportunidades de capacitação e 12.854 horas-aula acumuladas.
Em 2011, a SCGE adotou ferramenta Treinograma de Azoubel, que possibilita a realização de diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento dos servidores, através da identificação do nível de conhecimento geral e específico, para cada segmento da instituição. “Realizamos um trabalho proativo, junto aos gestores e servidores, no sentido de identificar as necessidades de capacitação associadas às estratégias da Controladoria. A ideia é oportunizar temas que possibilitem o desenvolvimento profissional e institucional”, afirma a gerente de gestão de pessoas, Juliana Guimarães. Na realidade, o plano de capacitações é amplo e abrangente, atingindo todo o quadro de servidores do órgão de controle interno.
As capacitações podem ser realizadas à distância ou presencialmente. Nos primeiros seis meses de 2013 foram geradas 344 oportunidades de capacitação e 3.193 horas-aula. Temas como Reuniões Eficazes, A gerência e seus desafios, Operacionalização do E-Fisco, Tomada de Contas Especial, entre outros, serão trabalhados no segundo semestre deste ano. “Além de atender um aspecto legal, os cursos possibilitam o constante aprimoramento dos servidores para melhor desempenho do trabalho”, avalia o titular da SCGE-PE, Djalmo Leão.
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Texto: Juliana Preto / Ascom/CGE-PE
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