Pernambuco: Ouvidorias recebem menção honrosa

O empenho e a dedicação dos ouvidores que integram a Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual têm feito a diferença no serviço prestado ao cidadão. Em reconhecimento ao trabalho realizado pelas unidades estaduais, que repercute no bom desempenho e aperfeiçoamento contínuo da administração pública, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), concedeu menção honrosa para as três unidades que mais se destacaram no exercício de 2018.

As vencedoras foram as ouvidorias do Instituto de Recursos Humanos (IRH), na categoria Grande Porte; a Secretaria de Administração (SAD), na categoria Médio Porte; e a Secretaria de Turismo e Lazer (Seturel), na categoria Pequeno Porte. A homenagem foi feita durante a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias em 2019, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro.

A ouvidora Ana Lúcia Lima, do IRH, não esperava o primeiro lugar, mas ficou muito grata pelo reconhecimento. Já Ana Franca, que na ocasião representou a ouvidora Déa Sales, da SAD, frisou que sempre procuram dar o melhor para atender as demandas dos cidadãos. Surpresa, mas muito feliz pela conquista, a ouvidora Cristiane Cavalcanti, da Seturel, destacou ter valido a pena tanto empenho e dedicação.

“Com a menção, reconhecemos, em público, o trabalho de excelência desenvolvido pela Rede no atendimento ao cidadão. É uma justa homenagem, extensiva para todos os ouvidores”, destacou a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. “A Ouvidoria é uma instituição de grande importância para o Estado, um instrumento de exercício da democracia para o cidadão, que tem a oportunidade de chegar perto da administração pública, com sugestões e reclamações que contribuem para a melhoria dos serviços ofertados”, ressaltou.

O critério utilizado para conceder a menção honrosa foi o cumprimento da Portaria SCGE nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo. As unidades homenageadas apresentaram maior adesão aos procedimentos e diretrizes previstas. Entre eles, destacam-se atender as manifestações no prazo de até 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias (a partir da Lei 13.460); cumprir com os requisitos de qualidade das respostas disponibilizadas ao cidadão; e participar das capacitações para as quais forem convocadas pela OGE.

NÚMEROS 

Com 60 ouvidorias, envolvendo uma média de 200 servidores, a Rede registrou, ano passado, 93.851 manifestações, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) de 91,11%. Este ano foram contabilizadas, até o momento, 19.914 demandas. Em 2018, nesse mesmo período, o registro foi de 17.701.

REUNIÃO 

A 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias foi marcada, ainda, pela troca de experiências e avaliação de resultados. No encontro, conduzido por Zélia Correia e Maria Luiza Trindade, diretora da Ouvidoria Geral do Estado e coordenadora da Rede de Ouvidorias, respectivamente, foram apresentados alguns dos procedimentos da Ouvidoria e a programação de cursos e eventos que serão realizados ao longo do ano.

Para qualificar ainda mais os servidores que compõem a Rede, este ano a meta da OGE é promover um maior número de capacitações diretas e em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe); intensificar as reuniões de monitoramento; e realizar uma série de eventos.

Em comemoração, antecipada, do Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março, durante a 1ª Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias teve também distribuição de brindes e apresentação musical da Banda Marcial da Escola do Rotary Internacional, do Alto do Pascoal. Com regência do maestro Ricardo Teodoro, o grupo, que detém uma série de prêmios, trouxe um repertório eclético composições regionais, incluindo o autêntico frevo pernambucano.

CONTATOS

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Fonte:

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