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Pernambuco: Ouvidoria do Estado promove reunião de monitoramento
A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), por meio da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), promove nesta quinta-feira, dia 14, a primeira Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias, no ano de 2019. O encontro, que prevê a troca de experiências e avaliação de resultados, será realizado das 9h às 12h, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro. O Governo de Pernambuco dispõe de uma Rede Estadual com 60 ouvidorias, envolvendo uma média de 200 servidores.
Em 2018 a Rede registrou 93.851 manifestações, com percentual de resolutividade (demandas atendidas dentro do prazo de 20 dias) de 91,11%. Este ano foram contabilizadas, até o momento, 19.914 manifestações. Ano passado, nesse mesmo período, o registrado foi de 17.701 manifestações. “Um crescimento significativo, que demonstra a credibilidade de nosso trabalho junto à sociedade”, frisa a secretária da SCGE e ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet.
Durante a Reunião de Monitoramento da Rede, nesta quinta-feira, as três ouvidorias do Estado (divididas nas categorias Pequeno, Médio e Grande Porte), que mais se destacaram em 2018 receberão uma Menção Honrosa. O critério utilizado para conceder a honraria tem como base o cumprimento da Portaria SCGE nº 60/2016, que estabelece os procedimentos relacionados às atividades de ouvidoria no âmbito do Poder Executivo.
Atender as manifestações no prazo de até 20 dias, cumprir com os requisitos de qualidade das respostas disponibilizadas ao cidadão e participar das capacitações para as quais forem convocadas pela OGE são alguns dos itens avaliados. O encontro será marcado, também, pela comemoração antecipada do Dia do Ouvidor, celebrado em 16 de março.
REFERÊNCIA
Vinculada à SCGE, a OGE se tornou, ao longo de seus dez anos de atividade, referência na qualidade da resposta encaminhada aos cidadãos após análise das demandas recebidas. A Ouvidoria-Geral da União, por exemplo, não apenas aprovou a técnica, como adaptou para uso próprio. Os Estados do Maranhão e do Ceará também estudam a forma de replicar o indicador desenvolvido pela Ouvidoria de Pernambuco.
Criado em 2015, o indicador “Qualidade da Resposta” afere o nível de qualidade das respostas disponibilizadas pelas 60 unidades de ouvidorias do Estado, conforme os seguintes critérios: cordialidade, coerência, correção textual e erros de digitação. Por amostragem, a análise da qualidade da resposta disponibilizada aos usuários em suas manifestações é feita mensalmente. A proposta é aprimorar cada vez mais o relacionamento do cidadão com o Estado.
A diretora da OGE, Zélia Correia, destaca que para qualificar ainda mais os servidores que compõem a Rede de Ouvidorias do Estado, este ano a meta é promover um maior número de capacitações diretas e em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe); intensificar as reuniões de monitoramento; e realizar uma série de eventos.
CONTATOS
A Ouvidoria-Geral do Estado pode ser acessada pelo portal http://www.portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria; telefone 162 ou 3183.0841; e-mail ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br; ou presencial, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535 – Espinheiro/Recife/PE), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Fonte:
Assessoria de Imprensa SCGE
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