Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Pernambuco: Modelo desenvolvido pela OGE é referência
Quando um cidadão registra uma manifestação na ouvidoria, ele espera que a resposta atenda a sua necessidade. Em Pernambuco, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, por meio da Ouvidoria-Geral, busca sempre aperfeiçoar o serviço de atendimento ao cidadão. Com esse foco, a OGE desenvolveu uma metodologia de análise qualitativa das respostas de ouvidoria. O modelo despertou o interesse das ouvidorias gerais da União, do Maranhão e do Ceará. Na última semana, representes da Ouvidoria Municipal de Betim, Minas Gerais, visitaram a SCGE para conhecer a metodologia.
A Análise Qualitativa das Respostas é feita com base em um check list, onde são avaliadas a cordialidade do tratamento, a correção textual e a coerência da resposta. A partir dessa avaliação, verificou-se uma melhora significativa na qualidade das respostas às manifestações. A nota evoluiu de uma média de 64,47 pontos, em 2015, para 92,53 pontos, em 2017, considerando-se o valor máximo de 100 pontos.
A qualidade da resposta é um dos itens que compõem o Índice de Transparência do Setor Público (ITESP). “Além disso, os índices da Ouvidoria-Geral do Estado são avaliados e monitorados mensalmente pelo Governador Paulo Câmara, que tem prezado pela eficiência e transparência da gestão, assegurando o exercício da cidadania”, completou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra.
A Rede de Ouvidorias de Pernambuco tem à disposição do cidadão 60 unidades, coordenadas pela OGE. De acordo com a diretora de Ouvidoria e Controle Social (DOCS) da SCGE, Zélia Correia, existe uma preocupação em ouvir e atender bem o cidadão. “Nossos resultados são, acima de tudo, fruto do compromisso dos ouvidores, de reuniões sistemáticas e capacitações. Seguindo esses procedimentos, a Rede busca manter a excelência dos serviços prestados ao cidadão”, finalizou Zélia.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da SCGE-PE
E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br
Telefone: (81) 3183.0941 / 9.8494.1978/ 9.9984.4813
Site: www.scge.pe.gov.br
Mais informações sobre o CONACI:
Xaene Pereira
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao@conaci.org.br
Telefone: (51) 98195-1911