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Pernambuco: Inteligência Artificial auxilia controle interno estadual
Com a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA), a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE) está desenvolvendo três ferramentas para dar suporte às ações de controle interno. A iniciativa vai atender às atividades realizadas pela Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIE), vinculada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI). A ação foi viabilizada por meio de uma parceria com o Departamento de Sistemas Computacionais da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), firmada pelo segundo ano consecutivo.
As ferramentas serão utilizadas para facilitar a definição de perfis das unidades gestoras e de fornecedores do Estado para monitoramento da fonte de recurso originada das transferências dos recursos do SUS recebidas por Pernambuco, e para apoiar na identificação do sobrepreço em novas aquisições compradas pelas Unidades Gestoras (UG). “Parcerias entre as instituições públicas e o meio acadêmico são sempre promissoras. Neste caso, a aplicação das técnicas de Inteligência Artificial está contribuindo para a modernização e o aperfeiçoamento das ferramentas de controle interno”, comentou o secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.
As soluções são desenvolvidas por alunos da disciplina de Inteligência Artificial (IA) do Curso de Engenharia da Computação da UPE, utilizando quatro técnicas de IA, com coordenação do professor Fernando Buarque. A implementação das propostas é trabalhada junto com a Diretoria de Tecnologia de Informação do Controle Interno (DTCI).
Para os alunos da disciplina, a experiência está sendo enriquecedora. “Estamos tendo a oportunidade de colocar em prática as técnicas em problemas reais, que vão além dos conhecimentos alcançados em sala de aula”, ressaltou a estudante Cauanne Linhares. “É um complemento de tudo que aprendemos em sala de aula, é a aplicação prática da teoria”, disse Emanuel Roberto. O professor Fernando Buarque também comentou a importância da parceira para a formação dos estudantes. “É um laboratório, onde eles estão tendo a oportunidade de dar vazão aos saberes, de aplicar os conhecimentos”, finalizou.
2016 – A DTCI está em processo de implementação de duas ferramentas, cujas ideias foram frutos da parceria realizada em 2016. A primeira irá auxiliar na busca de materiais de expediente comprados pelo Governo do Estado, com preços discrepantes da média de mercado. A segunda beneficiará várias diretorias da SCGE, pois permitirá a busca por palavras-chaves no Diário Oficial e o cadastro de termos específicos. Todas as vezes que o termo for citado, as diretorias receberão o alerta. A DTCI tem perspectivas de implantar em breve outra ferramenta que ajudará a análise de itens comprados pelas Unidades Gestoras (UG).
Informações para a imprensa:
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E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br
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