Pernambuco: Controle social é debatido com estudantes

Desde situações vivenciadas no dia a dia que podem caracterizar pequenas corrupções, como furar fila ou estacionar em vaga destinada a deficientes ou idosos, até as fontes de recursos públicos e as ferramentas disponíveis para que o cidadão exerça seu direito de fiscalizar e participar da gestão.

Essas foram as temáticas discutidas em sala de aula com estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Grande Passo, no Recife. O assunto foi tratado durante a palestra “O dinheiro público é seu, aprenda a controlar”, promovida pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE).

O objetivo é estimular o exercício da cidadania, por meio do controle social. Para isso, foram apresentados os mecanismos de controle oferecidos pelo Estado, que garantem a transparência das informações públicas e, consequentemente, o direito do cidadão de exigir serviços públicos de qualidade. Entre essas ferramentas estão o Portal da Transparência, a Ouvidoria e a Lei de Acesso à Informação (LAI).

A ação é executada pela Diretoria de Ouvidoria e Controle Social (DOCS). As palestras foram ministradas pela coordenadora das Ações de Fomento ao Controle Social, Luciana Silva, e pelo gestor governamental de controle interno Airton Chaves. “O exercício do controle social é o caminho para combater, sobretudo as grandes corrupções. A transparência é um dever do Estado e um direito do cidadão. Por isso é importante despertar essa consciência nos jovens, mostrando que temos legitimidade para exigir serviços públicos de qualidade”, concluiu Luciana.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da SCGE – PE

E-mail: juliana.alima@cge.pe.gov.br

Telefone: (81) 3183.0941 / 9.8494.1978/ 9.9984.4813

Site: www.scge.pe.gov.br

Mais informações sobre o Conaci: 

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (27) 99973-4547