Pará busca inspiração na CGE-MT para aprimorar sua atuação

Uma equipe de auditores da Controladoria-Geral do Estado do Pará (CGE-PA) esteve na terça-feira (19.09) na Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) para conhecer de perto a estrutura organizacional, a forma de atuação e os principais trabalhos do órgão. A visita é parte de um esforço da CGE-PA para buscar boas práticas que possam ser adotadas pela instituição, no contexto de sua recente reestruturação.

No primeiro semestre deste ano, a CGE-PA foi transformada  de Auditoria-Geral para Controladoria-Geral, processo pelo qual a CGE-MT vivenciou em 2014.

“Com essa reestruturação, temos entrado em contato com algumas controladorias do país para conhecer os trabalhos e as boas práticas para avaliarmos implementar no nosso órgão, dentro da nossa realidade”, observou o auditor do Pará João Marcos Costa de Oliveira.

Na ocasião, a secretária adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT, Karen Oldoni, fez uma explanação sobre a atuação da CGE enquanto órgão central da atividade de transparência no Poder Executivo Estadual. Ela falou ainda sobre as informações disponíveis no Portal Transparência e do esforço contínuo para torná-lo cada vez mais acessível e  intuitivo ao cidadão.

Já o secretário-adjunto de Auditoria e Controle, Joelcio Ormond, comentou que a área de auditoria interna na CGE passa por uma nova perspectiva de atuação, com ênfase na avaliação e consultoria de políticas públicas. Ele também comentou que o trabalho nesta área segue o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM) do Instituto dos Auditores Internos (IIA).

O Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso também foi assunto da visita. O superintendente de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance da CGE-MT, Christian Moura, falou sobre os objetivos, os eixos e as ações do programa, que foi lançado em julho deste ano.

Já o secretário-adjunto de Corregedoria-Geral, Renan Zattar, explanou sobre a atuação da CGE enquanto órgão central das atividades de correição do Poder Executivo Estadual, tanto em relação ao processamento administrativo de servidores quanto de pessoas jurídicas.Os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura tecnológica e de inteligência da CGE-MT.

O chefe da Unidade de Inteligência da CGE-MT em substituição, Márcio Costa, apresentou algumas ferramentas utilizadas pelo órgão, como o Sistema de Controle Interno, que concentra as informações de todo o ciclo de auditoria, da abertura das ordens de serviços à elaboração dos relatórios e outros produtos.

O secretário-adjunto Executivo e de Ações Estratégicas da CGE-MT, José Alves Pereira Filho, enfatizou a disposição do órgão em compartilhar experiências e conhecimentos.

“A cooperação entre controladorias estaduais é importante para o fortalecimento e a eficiência do controle interno em nosso país. Todos ganham: os órgãos de controle, a administração pública e a população”, disse.

Fonte:
CGE-MT