Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ouvidorias melhoram comunicação do cidadão com o Estado
Tempo médio de respostas cai para nove dias e manifestaões em atraso são reduzidas de 8,4% para 0,1% em 12 meses
Todo cidadão tem o direito de manifestação e de acesso às informações sobre a forma como os governos administram os bens públicos e como aplicam os recursos provenientes dos impostos. Um dos grandes objetivos do governo de Goiás é possibilitar e estimular a comunicação direta com a sociedade, numa relação que seja capaz de promover o aprofundamento da vontade social e proporcionar maior transparência e eficiência da gestão pública.
Para garantir as manifestações dos cidadãos, as ouvidorias dos órgãos estaduais foram reforçadas nessa gestão e já apresentam resultados positivos, com respostas mais rápidas e fundamentadas às manifestações. Para solicitar qualquer informação ou reclamar de um serviço prestado, o cidadão conta com unidades responsáveis por receber e responder os pedidos de informação dos usuários dos serviços públicos.
O prazo médio de resposta para o usuário foi reduzido para nove dias, a partir do primeiro contato. E o número de manifestações que precisaram de mais de 30 dias para a resposta final caiu de 8,4% em janeiro de 2019 para 0,1% em janeiro de 2020. A satisfação dos usuários também cresceu a partir da implantação do novo sistema e alcançou 72% de avaliação positiva em janeiro deste ano, com base na pesquisa de satisfação aplicada ao final dos atendimentos.
Novo sistema
Em 2019, o Sistema de Ouvidoria do Governo de Goiás passou por mudanças e avanços que resultaram em melhorias para o usuário. No ano, foram realizados 54 mil atendimentos pelo Sistema. Desse total, 24 mil foram resolvidos no contato inicial. Os outros 30 mil atendimentos geraram protocolos de manifestação e foram encaminhados para os órgãos se manifestarem.
As ouvidorias do governo estadual podem ser acessadas por meio de diferentes canais de comunicação: carta, telefone, e-mail, internet, presencialmente no órgão ou nas unidades do Vapt Vupt. Pelas ouvidorias, as pessoas podem fazer reclamações, denúncias, pedidos de acesso à informação, elogios ou sugestões direcionadas a todos os órgãos da administração pública.
Por meio de um sistema integrado de ouvidoria, as manifestações são distribuídas, analisadas e respondidas pelos respectivos órgãos e, por fim, acompanhadas pela Ouvidoria-Geral do Estado para garantir a qualidade e a rapidez das respostas. O objetivo é que as políticas públicas e os serviços prestados sejam continuamente aperfeiçoados.
O cidadão pode fazer sua manifestação nas ouvidorias pelos seguintes canais:
– Internet: www.ouvidoria.go.gov.br
– E-mail: ouvidoria@goias.gov.br
– Telefone: 162
– Presencial: Ouvidoria dos órgãos estaduais
– Carta: Ouvidoria-Geral do Estado – Rua 82 nº 400, 3° andar, Setor Sul, Goiânia-GO – CEP 74.015-908
Fonte:
Comunicação Setorial
Controladoria-Geral do Estado de Goiás
F: 3201-5372