Ouvidoria-Geral do Estado completa 15 anos com cerca de 1,5 milhão de manifestações registradas

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) de Pernambuco comemora 15 anos de funcionamento com a marca de 1,5 milhão de contatos recebidos em todos os seus canais. O órgão, criado a partir do Decreto Nº 32.476, de 14 de outubro de 2008, recebe e acompanha demandas do público para a melhoria da gestão e serviços oferecidos pelo Poder Executivo do estado, e é um instrumento de interação entre a população e a administração pública

“Cada manifestação é uma oportunidade de aprimoramento da administração a partir da voz da sociedade. É um órgão que vai além da coleta de informações: gera ações concretas, integra esforços e se adapta para atender às demandas emergentes. A Ouvidoria é um alicerce da relação da gestão pública com a população e tem o potencial para gerar mudanças”, afirmou a secretária da Controladoria-Geral do Estado e Ouvidora-Geral Érika Lacet.

Ao longo dos anos, a OGE serviu de suporte importante em momentos chave como a Copa do Mundo de 2014, quando firmou parcerias estratégicas para distribuir informações nos hotéis e centros turísticos, além de oferecer postos de atendimento nos locais de maior movimento durante o evento esportivo; no auge da pandemia em 2020, proporcionou informações e orientações vitais em mais de 5 mil atendimentos telefônicos, contribuindo para o cumprimento das normas e restrições em vigor. Este ano, durante o pagamento do benefício social do Programa 13º Salário do Bolsa Família Estadual, aproximadamente 11 mil beneficiários foram atendidos, com informações sobre o cronograma de pagamento e soluções para questões que impediam o recebimento.

“A Ouvidoria é um espaço legítimo de participação da sociedade na gestão pública. Para que essa escuta provoque melhorias nos serviços prestados é importante a criação de um ambiente inclusivo, acessível e de confiança e acolhimento aos manifestantes, bem como o conhecimento pelos gestores públicos estaduais do seu poder-dever de solucionar de maneira satisfatória as demandas apresentadas pela população”, explicou a Diretora da Ouvidoria-Geral do Estado Maria Elisa Andrade.

COMEMORAÇÃO – Para marcar os 15 anos da OGE e da Rede de Ouvidorias do Executivo estadual, haverá um encontro na quinta-feira (26/10) às 9h, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife. A ocasião será uma oportunidade de revisitar a jornada de desenvolvimento da Ouvidoria e da Rede desde a instituição de ambos os órgãos.

Fonte:

SCGE-PE