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O papel das ouvidorias na eficiência da gestão pública é destaque em roda de conversa
O evento do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado, aconteceu na última terça-feira, 8, de forma virtual
Foi realizada na última terça-feira, 8, a I Roda de Conversa Virtual do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo Estadual, pela plataforma Google Meet. O evento, que reuniu 41 participantes, foi uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO). A execução é da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), unidade administrativa da CGE Tocantins.
A iniciativa teve como objetivo promover a articulação, o acompanhamento e a interatividade com a rede de ouvidorias estaduais. Esta conta com 36 unidades, instaladas nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
A temática do evento esteve em torno das ouvidorias como canais para transformar a experiência dos usuários do serviço público, na perspectiva da Lei 13.460. A lei dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos.
A corregedora-geral do Estado e apoio técnico da OGE, Simone Pereira Brito, destacou na abertura do evento a qualificação das políticas públicas através da participação social. “Enquanto entes públicos, temos que pensar na participação dos usuários enquanto um direito deles e aprimorar os canais de diálogo com a população. Nesse sentido, a ouvidoria precisa ter uma escuta qualificada, sendo também um agente catalisador na resolução das demandas do cidadão”, comentou.
O diretor-geral do Instituto de Contas 5 de Outubro, unidade do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Júlio Edstron Secundino Santos, foi o facilitador da roda de conversa. “O espírito da Lei 13.460 é o de como a população pode acessar o serviço público de forma eficiente. A lei estabelece os parâmetros de um bom atendimento à população, tendo como base o princípio da eficiência”, enfatizou.
Santos observou que a sociedade tem que ser incluída nos destinos da administração pública. “Se nós fizermos o nosso trabalho bem feito, de ouvir a sociedade, podemos contribuir para tornar a gestão pública mais eficaz”, ressaltou.
Participação
O evento contou com a participação dos ouvidores e interlocutores das ouvidorias setoriais do Executivo Estadual. Ao participar das discussões, a ouvidora da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Silvânia Rodrigues, deu ênfase ao trabalho de articulação do setor com os departamentos da pasta.
A ouvidora relatou sua experiência com ações internas de integração e de sensibilização quanto à importância da atividade de ouvidoria. “Esse trabalho contribuiu bastante para a conscientização dos departamentos e também foi uma forma de aprimoramento do serviço ofertado ao cidadão”, frisou.
A roda de conversa foi moderada pela ouvidora-geral do Estado, Juliana Gobbo de Oliveira. “É preciso que todas essas discussões transcendam as ouvidorias, sendo ampliadas para todos os servidores. E é importante ampliarmos a cultura do bom atendimento aos usuários dos serviços públicos”, concluiu.
Fonte:
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Jornalista
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Gabriela Glória
Jornalista
DRT 590/TO